Arroio do Padre, no Rio Grande do Sul, recebe Ronda da Cidadania

Você está visualizando atualmente Arroio do Padre, no Rio Grande do Sul, recebe Ronda da Cidadania
Compartilhe

Os moradores do município de Arroio do Padre (RS) terão oportunidade de realizar documentação, receber atendimento nas áreas de saúde, social e jurídica, utilizar serviços de corte de cabelo, entre dezenas de outros atendimentos no próximo sábado (9/5) na 48ª edição da Ronda da Cidadania, que será realizada das 10h às 17h, na Prefeitura Municipal da cidade. O projeto consiste em feiras de serviços de utilidade pública que leva informação, documentação e atendimento a toda a comunidade, tudo gratuitamente.

De acordo com o coordenador do Projeto Ronda da Cidadania na Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malizia Cabral, o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul está preocupado com a dignidade do ser humano. “De mãos dadas com a sociedade, temos muito a fazer. Esta é uma pequena demonstração daquilo que se pode construir com trabalho, parceria e dedicação”, ressaltou.

As comunidades selecionadas para atendimento recebem, durante um dia inteiro, serviços e informações nas áreas de documentação, saúde, educação, lazer, esportes, cultura, assistência jurídica e social. Nesta edição do projeto, a Direção do Foro de Pelotas, em parceria com o Projeto Ronda da Cidadania, estará realizando o Projeto Pai Presente. Destinado ao resgate da responsabilidade paterna na criação dos filhos, o projeto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Corregedoria-Geral da Justiça destina-se à identificação de pais de pessoas registradas unicamente em nome da mãe.

Os interessados em buscar a presença paterna em seu registro de nascimento poderão, a partir de agora, comparecer às Rondas da Cidadania portando seus documentos e a indicação do nome e do paradeiro do suposto pai, dando início à busca do reconhecimento espontâneo da paternidade. Se o apontado pai não realize o reconhecimento da paternidade espontaneamente, os interessados serão encaminhados, em caso de necessidade, a serviços gratuitos de assistência jurídica disponíveis ou ao Ministério Público.

Histórico

Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, em parceria com diversas instituições do estado, o Projeto Ronda da Cidadania encontra-se em seu 14º ano de atividades na Comarca de Pelotas. Nesse período, foram realizadas 47 edições do evento, prestando-se atendimento a 61.902 pessoas e realizaram-se 783 casamentos em 21 cerimônias coletivas.

Fonte: TJRS