APAC: método avança no Paraná com unidade em Sarandi

Você está visualizando atualmente APAC: método avança no Paraná com unidade em Sarandi
Compartilhe

No começo de abril, foi implantada em Sarandi a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC). O sucesso do método quanto aos baixos custos de gastos com detentos e os altos índices de ressocialização ajudaram na aprovação da implantação do método no município.

Vanyelza Mesquita Bueno, juíza titular da 1.ª Vara Criminal, destacou a importância da chegada do projeto e o quanto ele irá ajudar o município. “Estou muito contente com a participação da comunidade, da Prefeitura, do Legislativo e das Polícias Militar e Civil, na esperança de que esse projeto, realmente, dará certo, a favor da segurança pública do município.”

A magistrada agradeceu ainda o apoio das entidades envolvidas e disse estar feliz e realizada profissionalmente por ter conseguido levar os trabalhos da APAC para Sarandi. Também ressaltou o quanto isso vai ajudar a comunidade a construir uma cidade melhor e mais segura.

O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, OAB local, Igrejas, Pastoral Carcerária, Conselho da Comunidade, população e demais Juízes e autoridades da região.

Crescimento das APACs

A juíza Branca Bernardi, coordenadora da implantação das APACs no Paraná, esteve em Sarandi e falou da importância do método e dos resultados que vem trazendo para as comarcas. “Foi uma semana muito importante para as APACs com a implantação de mais duas unidades. Chegamos agora à marca de 43 associações já em atividade, com resultados que impressionam.”

Durante quatro anos em que o método vem sendo usado em Barracão, a juíza Branca destacou que já liberou 139 presos para o meio aberto. “Desse total, 137 não praticaram mais crimes. São pessoas idôneas e disciplinadas.”

Os juízes, promotores e advogados interessados na implantação das APACs podem entrar em contato com a coordenação do projeto por celular e WhatsApp.

Fonte: TJPR