2ª Região tem aumento no número de decisões urgentes durante trabalho remoto

Você está visualizando atualmente 2ª Região tem aumento no número de decisões urgentes durante trabalho remoto
Compartilhe

Mesmo com os prazos processuais suspensos desde o dia 16 de março e com magistrados e servidores em teletrabalho, o Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2) não sofreu queda na produção judicial. Daquela data até o dia 28, foram realizados mais de 100 mil atos judiciais, considerando a atuação da Corte e a da primeira instância da Região, que abrange o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Mesmo as sessões de julgamento colegiadas não foram interrompidas, já que os desembargadores que compõem as Turmas e Seções Especializadas podem hoje realizar o procedimento virtualmente. As ferramentas digitais possibilitaram, assim, o julgamento de 1.174 processos no período de 16 a 28 de março, na segunda instância.

De fato, para alguns tipos de medidas, especialmente as mais urgentes, houve até um crescimento estatístico na produção, em relação ao mesmo período de 2019. É o caso das decisões interlocutórias, como são classificados os pedidos de liminar e os de antecipação de tutela, por exemplo.

No TRF2, o número de decisões desse tipo cresceu 166,6%, entre 16 e 28 de março, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, foram expedidas 1.493 decisões interlocutórias nos últimos treze dias – ou quase 115 por dia -, contra 560, em 2019.

O total de decisões em recursos aos tribunais superiores (Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal) teve aumento similar: 163,9% comparando as duas últimas semanas de março de 2020 e de 2019.  E o número de despachos proferidos nos processos cresceu 288,9%.

Já na primeira instância, o número de despachos e decisões foi 5% maior, somando 60.662, e o de sentenças, que resolvem o mérito das ações,  cresceu quase 21% na comparação, chegando a 15.175 no intervalo de tempo apurado.

Fonte: TRF2