17.º ENPJ: presidente do CNJ aponta eficiência e valorização da magistratura como prioridade

Você está visualizando atualmente 17.º ENPJ: presidente do CNJ aponta eficiência e valorização da magistratura como prioridade
O 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário foi aberto nesta segunda-feira (4/12), em Salvador. FOTO: Luiz Silveira/Ag. CNJ
Compartilhe

Maior eficiência do Poder Judiciário, com soluções para reduzir o tempo de duração do processo judicial, e a valorização da magistratura, incluindo o aperfeiçoamento do ingresso na carreira e maior equidade racial e de gênero, foram os desafios destacados pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, na abertura do 17.º Encontro Nacional do Poder Judiciário. O evento, que acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador (BA), foi aberto também por expoentes da musicalidade baiana, com artistas ligados às lutas sociais e de preservação cultural, religiosa e histórica do Brasil.

O ministro Barroso falou sobre a sua admiração pela magistratura, classificando o juiz íntegro como uma bênção para a cidadania, para a Justiça e para a democracia. “Eu tenho muito orgulho de ser, por esse biênio, o presidente do Poder Judiciário e poder coordenar, por assim dizer, os 18.000 juízes brasileiros que, na sua grande maioria, cumprem com grande empenho, com grande abnegação, esse trabalho árduo que é ser juiz em um país como o Brasil”, disse.

Ele apresentou iniciativas em estudo no CNJ para aperfeiçoar o acesso à magistratura, inclusive por mulheres e pessoas negras. Uma delas é a implementação do exame nacional da magistratura. “Nós faremos um provão nacional que funcionará como um requisito de habilitação para participar dos concursos. Cada tribunal continuará com toda sua autonomia para realizar o seu concurso, constituir as suas bancas, seguir as próprias regras”, explicou.

O presidente do CNJ também informou sobre o andamento de proposta para a oferta de condições mais favoráveis para o ingresso de negros e negras na magistratura. “A ideia é que, por dois anos, com o pagamento de uma verba mensal, os candidatos negros consigam se preparar melhor e se tornar mais competitivos nos concursos da magistratura e, assim, conseguirmos aumentar a equidade racial no âmbito do Poder Judiciário”.

O ministro reforçou que o CNJ continuará atuando para garantir a eficácia da resolução aprovada neste ano para o alcance da paridade de gênero para cargos no segundo grau de jurisdição. “Nós estamos convocando todos os tribunais a se empenharem em dar cumprimento à resolução do Conselho Nacional de Justiça”, afirmou, citando ainda a aprovação da norma que prevê a equiparação constitucional entre magistratura e Ministério Público.

“A contrapartida do bom tratamento que a magistratura merece é oferecer o melhor serviço possível à sociedade brasileira”, disse. Segundo o ministro, as pessoas que comparecem a uma audiência, seja como partes, seja como testemunhas, terão, provavelmente, esse único contato com Justiça. “A maneira como elas forem tratadas ali, naquele dia, vai marcar para sempre a impressão que elas têm do Poder Judiciário”.

Eficiência

Sobre os dois principais gargalos da Justiça, o ministro Barroso destacou o esforço para a construção de solução para o grande passivo de processos de execução fiscal, parado principalmente por falta de citação do executado ou por falta de bens do devedor. “Nós já mapeamos que há uma fórmula mais eficiente de cobrança, que é não ajuizar a execução fiscal sem antes haver tentado a cobrança por meios extrajudiciais.”

No campo previdenciário, o desafio é viabilizar o andamento dos processos junto ao INSS, principalmente no que se refere a perícias. “Nós precisamos reduzir o prazo médio de quatro anos e meio do tempo médio de julgamento de processos na Justiça. Essa é a coisa que eu elegeria como uma das prioridades da nossa gestão. Fazer uma Justiça rápida dentro do que seja possível e razoável.”

Reafirmação identitária

As cores, as danças e os ritmos da música afro-brasileira marcaram a abertura do 17.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, com a Banda Ilê Aiyê, que cantou algumas das principais canções no receptivo aos participantes do Encontro Nacional. As músicas apresentadas compõem a história de um dos blocos mais antigos de Salvador. Referência da cultura negra da cidade, a Banda Ilê Aiyê tem quase cinco décadas de existência. As atividades da banda reforçam as relações identitárias por meio da luta antirracista e do resgate do legado do povo africano no Brasil.

Já os jovens da Orquestra NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia cantaram o Hino Nacional e o Hino da Bahia. O NEOJIBA é projeto social desenvolvido para auxiliar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em funcionamento desde 2007, os 13 núcleos distribuídos na Região Metropolitana de Salvador e no interior da Bahia atendem diretamente a mais de 2.300 jovens e, de modo indireto, outros 4.500 em ações voltadas ao suporte de iniciativas musicais de entidades parceiras.

Encontro nacional

Tribunais de todos os segmentos de Justiça se reúnem no 17.º Encontro Nacional do Poder Judiciário para aprovar as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2024. O ministro Luís Roberto Barroso falou sobre a importância de ouvir os presidentes de tribunais para que haja colaboração nas decisões mais relevantes. “Temos um projeto de zerar os processos mais antigos e é um empenho que vou pedir, especialmente aos presidentes de tribunais”, lembrou.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Castelo Branco, descreveu toda a riqueza “transcultural de trocas, fusões, atritos, personagens e invenções” possíveis ao longo do encontro. “Hoje, aqui nesse auditório, temos um mosaico que representa a diversidade da magistratura nacional, que é una, mas, ao mesmo tempo, plural, na defesa dos interesses republicanos democráticos e federativos”, destacou.

Também participaram da abertura do encontro todos os conselheiros e conselheiras do CNJ, incluindo o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, por meio de videoconferência; o vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura; os presidentes do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Ten. Brig. Ar Francisco Joseli Parente Camelo; e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa. Além disso, houve a presença do corregedor-geral da Justiça do TJBA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

Medalhas

O ministro Barroso recebeu, das mãos do presidente do TJBA, a Medalha do Mérito em Educação Judicial Desembargador Mário Albiani. A condecoração foi criada para homenagear personalidades acadêmicas, magistrados, servidores, colaboradores e professores que tenham colaborado significativamente para o aprimoramento da Educação Judicial no âmbito do Poder Judiciário da Bahia.

Também foram concedidas a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Dércio Erpen, que agracia autoridades públicas e privadas que tenham notáveis serviços prestados ao Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil, e a Medalha Desembargador Adolfo Leitão Guerra, destinada a autoridades que tenham contribuído para o aprimoramento dos trabalhos da Justiça de Primeira Instância.

Reveja a abertura do evento no canal do CNJ no YouTube

Veja fotos do evento no Flickr do CNJ
04 e 05/12/2023 - 17.º Encontro Nacional do Poder Judiciário

Texto: Ana Moura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária