Tribunal do DF realiza encontro para avaliar reflexos do PJe em Juizados Especiais

Compartilhe
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, abriu na sexta-feira (21/11) o I Encontro dos Juizados Especiais do Distrito Federal. O objetivo do evento foi identificar as funcionalidades, benefícios, bem como debater os impactos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) nos Juizados Especiais do tribunal distrital.

Ao enfatizar a importância do PJe, o presidente do TJDFT mostrou que a preocupação em “visualizar o futuro da Justiça, tomando como base os recursos tecnológicos” já é antiga, uma vez que, ainda em 2001, o tribunal implantou em uma vara um sistema de digitalização de processos, um pequeno protótipo do que viria a ser o PJe. Além disso, o desembargador destacou o entusiasmo presente no tribunal com a implementação do novo sistema, bem como o trabalho que está sendo realizado pelo TJDFT para digitalizar os arquivos do tribunal. “Não vão existir caixas no DF daqui a alguns anos”, afirmou.

O diretor-geral da Escola de Administração Judiciária, desembargador George Lopes Leite, destacou a liderança da atual gestão do tribunal na área de Tecnologia da Informação. Segundo o diretor-geral, o PJe é o resultado da necessidade de uma Justiça cada vez mais célere, inovadora e intransigente na busca da satisfação das necessidades da sociedade. Ao falar sobre a relação do homem com a tecnologia, enfatizou que o juiz jamais será substituído pelas máquinas. “Nada substitui a sensibilidade humana”, disse.

Mudanças – Os participantes do encontro contaram ainda com a palestra “Mudanças: Como Enfrentá-las” com Eugênio Mussak. Durante a apresentação, o palestrante falou sobre a mudança como uma grande característica do nosso tempo e sobre sua ambiguidade, pois ao mesmo tempo em que a queremos, resistimos a ela. Segundo Mussak, não se muda padrão de comportamento, mas sim de pensamento.

A abertura do encontro contou ainda com a presença do Corregedor da Justiça do DF, desembargador Romeu Gonzaga, e do presidente do Comitê Gestor do PJe, desembargador Flávio Rostirola. Dando continuidade à programação do evento, foram abordados temas como “Histórico do PJe e seus Objetivos”; “Celeridade e Eficiência nos Juizados Especiais de PE”; e “Implantação do PJe no TJDFT”.

Entre os palestrantes participaram o juiz auxiliar da Presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marivaldo Dantas de Araújo; o juiz do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Sérgio Vieira Lopes; e o secretário da Secretaria Especial do Processo Judicial Eletrônico do TJDFT, Declieux Dias Dantas.

Implantação – O Processo Judicial eletrônico do TJDFT começou a ser implantado em julho deste ano, nos juizados especiais cíveis localizados no Fórum Júlio Leal Fagundes. A implantação pode ser acompanhada na página do PJe, acessada a partir da página inicial do site do TJDFT (www.tjdft.jus.br). A previsão é que, até 2017, todas as varas do DF já estejam operando com o novo sistema.

Fonte: TJDFT