Webinar destaca balanceamento de dados do PJe

Você está visualizando atualmente Webinar destaca balanceamento de dados do PJe
Foto: Arquivo
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove no dia 13 de março o webinar “Balanceamento de dados do Processo Judicial Eletrônico (PJe)”. Realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), a conferência online vai destacar a solução desenvolvida pelo Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT que supera a sobrecarga de tráfego no banco de dados do PJe com a expansão da capacidade de processamento. O webinar será realizado às 14h30.

De acordo com o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Bráulio Gusmão, o webinar fomenta o compartilhamento de experiências exitosas e a consolidação do conceito de comunidade da plataforma PJe. A experiência do Tribunal já está registrada no Portal de Governança de TI do CNJ.

>> Faça inscrição aqui.

O TJMT desenvolveu a estratégia de balanceamento de dados no PJe para aperfeiçoar seu data center sem precisar investir em um novo servidor mais potente, de alto custo. Assim, optou-se por expandir a capacidade com o uso de computadores de baixo desempenho que, coletivamente, fazem o trabalho de forma muito mais avançada.

“Desta forma criamos a alternativa de escalonamento infinito, uma vez que a cada nova adição de usuários e demandas, pode-se distribuí-los aos vários ‘nós’ que haverá em rede. Ao invés de uma máquina superpotente trabalhando com todas as demandas, temos agora uma redistribuição desse trabalho a outros equipamentos, inclusive virtuais”, explica o juiz auxiliar da Presidência do TJMT, Luiz Octávio Saboia Ribeiro.

Jeferson Melo
Agência CNJ de Notícias