Violência contra a mulher é pauta do Link CNJ desta quinta (3/11)

Você está visualizando atualmente Violência contra a mulher é pauta do Link CNJ desta quinta (3/11)
Foto: TV Justiça
Compartilhe

O Link CNJ desta quinta-feira (3/10), na TV Justiça, às 21h, trata de violência contra a mulher e destaca a segunda edição do Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral. A premiação reconhece experiências, no Poder Judiciário e na sociedade, que combatam e previnam as diferentes formas de violência contra a mulher. Viviane Vieira do Amaral era magistrada do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Ela foi assassinada pelo ex-marido em dezembro de 2020.

Na edição desta noite, o Link CNJ faz um debate com Christiane Leitão, secretária-geral da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB; Renata Gil, juíza e presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Alexandre Machado, juiz do Tribunal de Justiça de Alagoas.

O feminicídio da juíza Viviane Vieira do Amaral ocorreu no primeiro ano da pandemia de covid-19, quando foram registrados, no “Ligue 180” e no “Disque 100”, mais de 105 denúncias de violência contra a mulher, cerca de 30% do que foi computado nos dois serviços. Segundo painel de dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, a maioria das vítimas tinha cor parda de 35 a 39 anos de idade, ensino médio completo e renda de até um salário mínimo. Homens brancos com idade entre 35 e 39 anos formavam o perfil mais comum dos agressores denunciados.

Levantamento feito para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pelo instituto Datafolha, revelou que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos (24,4%) disseram ter sofrido alguma forma de violência psicológica, agressão física ou até estupro nos 12 meses antes da pesquisa – aplicada em 130 municípios do país entre os dias 10 e 14 de maio de 2021. O período engloba o alastramento e a infecção pelo coronavírus.

Os números acima assinalam a importância de iniciativas do Poder Judiciário de combate à violência contra a mulher e que são apresentas durante o Link CNJ.

Uma História

No quadro Uma História, Reijjane de Oliveira, juíza do Tribunal de Justiça do Pará, fala de um projeto que ela lidera para o combate à violência doméstica em Belém e cidades vizinhas. Pessoas treinadas para falar sobre o assunto visitam canteiros de obras para conversar com os trabalhadores da construção civil e conscientizá-los sobre a necessidade de se construir um clima de paz e respeito com as companheiras.

Toda semana, o Link CNJ faz o registro das últimas decisões do Conselho Nacional de Justiça e apresenta os destaques das redes sociais do CNJ. Além da transmissão da noite desta quinta, a edição do Link CNJ terá reprises programadas na TV Justiça na sexta (7h), sábado (12h), domingo (14h) e terça-feira (7h30); e também ficará disponível no canal do CNJ no YouTube.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Ficha Técnica

Link CNJ na TV Justiça
Toda quinta-feira, às 21h

Direção: Betânia Victor Veiga

Equipe CNJ:
André Mota
Daniel Noronha
Gilberto Costa
Gustavo de Oliveira
Hudson Cerqueira
Hugo Santos
Jônathas Seixas
Jhonatan Alves
Juliana Freitas
Luis Marcos
Marcelo Silva
Ricardo da Costa
Thaís Cieglinski

Produção: Rogério Brandão
Edição de texto e apresentação: Guilherme Menezes
Edição e pós-produção: Patrick Gomes
Videografismo: Lucas Mathias
Cabelo e maquiagem: Kelly Perdigão
Figurino: Talitha Oliveira
Operadores de câmera: Elias Cardoso, Luís Marcos, Orlando Santos
Iluminação: Luís Moura
Diretor de imagem: Wagner Leite
Operador de áudio: David Lima
Operador de teleprompter: Wendel Pereira
Operador de VT: Rogério da Cruz
Núcleo de programação: Rosa Wasem
Núcleo Técnico: Fábio Guedes
Núcleo de produção de programas: Flávia Soledade
Supervisão: Coordenadoria de Gestão da TV e Rádio Justiça / Secretaria de Comunicação Social STF

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais