Justiça 4.0 disponibiliza curso de Spark – Distribuição e Processamento de Dados

Você está visualizando atualmente Justiça 4.0 disponibiliza curso de Spark – Distribuição e Processamento de Dados
Compartilhe

O Programa Justiça 4.0 está com inscrições abertas para o curso on-line de Spark – Distribuição e Processamento de Dados. As matrículas podem ser feitas na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud).

A formação tem carga horária de 36 horas e está disponível na modalidade autoinstrucional. São necessários, no mínimo, 70% de aproveitamento nas atividades avaliativas para obter certificado. O curso utiliza a infraestrutura do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle do Ceajud.

Voltado para servidores e servidoras do Poder Judiciário, o curso de Spark – Distribuição e Processamento de Dados também está aberto ao público geral. Seu objetivo é capacitar os participantes para o desenvolvimento de aplicações que resolvam problemas na área da ciência de dados com o uso das soluções Apache Hadoop e Apache Spark. Os cursistas irão aprender a realizar tarefas de implantação, configuração e integração de dados em cluster.

Quem concluir a formação terá desenvolvido a capacidade para planejar e preparar a infraestrutura de dados de uma organização, podendo projetar, construir, integrar e manter um banco de dados ou outras fontes de dados. O cursista também conhecerá as técnicas e ferramentas para desenvolver aplicações com Apache Spark para o processamento de dados em larga escala.

O curso é ministrado por Carlos Viegas, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para o bom acompanhamento das atividades, é um requisito possuir conhecimentos do sistema operacional GNU/Linux ou Unix (noções de utilização de terminal shell, de variáveis de ambiente de sistema e de comunicação em rede com utilização de ssh), bem como conhecimentos em linguagem Python.

Para acompanhar as aulas, é necessário ter um computador com configuração mínima de 8 GB de memória RAM e 40 GB disponível em disco. Também é preciso que o sistema GNU/Linux esteja instalado nativamente no computador ou recorrer ao uso de soluções de virtualização que permitam a instalação desse sistema operacional.

Saiba mais em:

Curso de Spark

Veja todos os detalhes sobre a formação de Spark – Distribuição e Processamento de Dados na ficha do curso

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população, além de otimizar a gestão processual para magistrados, servidores, advogados e outros atores do sistema de Justiça.

Texto: Isabela Martel  
Edição: Ana Terra
Agência CNJ de Notícias  

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados