Tribunal do Trabalho da 14ª Região lança o projeto Escola Judicial Itinerante

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho da 14ª Região lança o projeto Escola Judicial Itinerante
Compartilhe

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Ejud-14) inicia as atividades do Projeto “Escola Judicial Itinerante”, com seis cursos em unidades judiciárias do interior de Rondônia e Acre, no período de 24 de maio a 5 de julho.

A iniciativa pioneira da Escola Judicial Itinerante surge como resposta às demandas por uma educação mais acessível, dinâmica e integrada às necessidades de toda a comunidade trabalhista dos estados de Rondônia e Acre.

O projeto representa um marco na história da educação na região, ao fomentar a atuação das varas do Trabalho como protagonistas na promoção do conhecimento e na valorização dos direitos trabalhistas, consolidando-se como um modelo inspirador de inclusão, democratização e excelência na formação jurídica.

Seu principal objetivo é promover a capacitação contínua de magistrados, servidoreS e demais profissionais do direito (advogados e estudantes), levando conhecimento e atualização para regiões onde o acesso à formação jurídica é mais limitado em razão das longas distâncias.

De acordo com a diretora da Ejud-14, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, este projeto de interiorização da Escola Judicial destaca-se pela atuação das varas do Trabalho, as quais desempenham um papel fundamental na disseminação do saber jurídico e na valorização dessas unidades como agentes de transformação no processo educacional.

“O nosso compromisso é levar o conhecimento e contribuir para o crescimento pessoal e aprimoramento profissional de toda comunidade do TRT-14. Ao levar a Escola Judicial diretamente às localidades, as varas do Trabalho se tornam verdadeiros centros de educação e cidadania, promovendo o acesso à justiça e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, destacou a desembargadora.

A execução do projeto contará com a parceria das Escolas Superiores de Advocacia de Rondônia e Acre, das respectivas OAB’s dos estados.

Programação da 1ª edição

A partir de maio estão programadas atividades de capacitação nas cidades de Rio Branco (AC), abrangendo o interior do Acre; Rolim de Moura (RO), abrangendo as cidades de Pimenta Bueno e demais localidades da Zona da Mata e São Miguel do Guaporé (RO) e demais cidades do Vale do Guaporé; Ji-Paraná (RO), abrangendo Ouro Preto do Oeste (RO) e demais cidades; Cacoal (RO), abrangendo Buritis (RO), Machadinho do Oeste (RO), Jaru (RO) e demais cidades da região; Vilhena (RO), abrangendo Colorado do Oeste e demais cidades do Cone Sul e; Ariquemes (RO), abrangendo Buritis (RO), Machadinho do Oeste, Jaru e demais cidades da região.

A 1ª edição do projeto será dedicada ao tema da Efetividade da Execução, com palestras a serem proferidas pelo juiz do Trabalho Vitor Leandro Yamada, que integra a Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista.

Confira a programação das atividades:

Cronograma

Projeto “Escola Judicial Itinerante” – Tema “Fluxo Processual e Medidas Executivas para uma Execução Efetiva”.

24 de maio

Rio Branco (AC), abrangendo o interior do Acre.

7 de junho

Rolim de Moura (RO), abrangendo as cidades da Zona da Mata, São Miguel do Guaporé e demais cidades do Vale do Guaporé.

14 de junho

Vilhena (RO), abrangendo Colorado do Oeste e demais cidades do Cone Sul.

21 de junho

Ji-Paraná (RO), abrangendo Ouro Preto do Oeste e demais cidades da região.

28 de junho

Ariquemes (RO), abrangendo Buritis, Machadinho do Oeste, Jaru e demais cidades da região.

05 de julho

Cacoal (RO), abrangendo Buritis, Machadinho do Oeste, Jaru e demais  cidades da região.

As inscrições serão disponibilizadas em breve pela Escola Judicial.

Fonte: TRT14