Uso da inteligência artificial no Judiciário é debatido no Link CNJ

Você está visualizando atualmente Uso da inteligência artificial no Judiciário é debatido no Link CNJ
Foto: TV Justiça
Compartilhe

O Link CNJ desta quinta-feira (15/5) trata do avanço da inteligência artificial (IA) e o uso de ferramentas algorítmicas nas rotinas dos tribunais. Participam do programa, o desembargador Demócrito Filho (TJPE) e João Thiago França Guerra, juiz auxiliar da Presidência do CNJ. O programa vai ao ar às 21h na TV Justiça.

A edição de hoje também aborda atividades do Programa Justiça 4.0 e de outras experiências acumuladas pelo Poder Judiciário, que resultem em melhor atendimento da população – inclusive, em mais celeridade de decisões e de julgamentos.

Pesquisa apresentada em junho do ano passado pelo Conselho Nacional de Justiça verificou que 53 tribunais em todo o país desenvolvem soluções com uso de IA. Na ocasião do levantamento, havia 111 projetos implantados ou em elaboração naqueles tribunais. Entre as razões para investir em tecnologia estão o ganho de produtividade, diminuição de custo, e melhoria de atendimento com inovação.

ChatGPT

Como exemplificam esses projetos, o uso das tecnologias de IA pode trazer benefícios para atendimento ao cidadão no Poder Judiciário. No entanto, os convidados do Link CNJ também assinalam ameaças do mau proveito da tecnologia, que possam ferir direitos individuais e valores democráticos da sociedade.

Toda semana, o Link CNJ traz um tema relevante para a sociedade e em discussão no Poder Judiciário, aborda a agenda de decisões do Conselho Nacional de Justiça e em tribunais de todo o país, além de apresentar as postagens do CNJ na última semana.

O programa ainda exibe o quadro Uma História, com depoimentos de juízes sobre julgamentos que marcaram a sua atuação. No episódio que vai nesta quinta, o juiz Weiss Weber Cavalcante (TJDFT) fala da experiência dele com o uso de Inteligência Artificial e destaca os avanços que essa tecnologia promoveu na eficiência do tribunal.

O Link CNJ é retransmitido na TV Justiça nas sextas-feiras (7h), sábados (12h), domingos (14h) e terças-feiras (7h30). O programa também vai ao ar na Rádio Justiça nas noites de quinta-feira às 21h30, em Brasília na FM 104.7 MHz e via satélite. Todos os episódios do Link CNJ ficam disponíveis permanentemente no canal do CNJ no YouTube.

Veja como sintonizar a TV Justiça na sua cidade

Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Assista ao Link CNJ pelo Canal do CNJ no Youtube: