Tribunal Regional do Trabalho da Bahia realiza semana da conciliação

Você está visualizando atualmente Tribunal Regional do Trabalho da Bahia realiza semana da conciliação
Fonte: Cejusc1/TRT5
Compartilhe

O Centro de Conciliação de 1º Grau do TRT da Bahia (Cejusc1/TRT-5) realizou acordos em 23 processos, movimentando R$1.424.472,67‬, na edição do projeto Cejusc Itinerante, realizado na jurisdição de Alagoinhas, no agreste baiano, nos dias 23 a 27 de janeiro passados. Em mais sete processos, as negociações avançaram, mas houve adiamento com vistas a uma solução. O balanço também foi bastante positivo no número de pessoas atendidas, que chegou a 200, entre empregadores, trabalhadores e advogados.

Os trabalhos foram conduzidos pela juíza Gabriela de Carvalho Meira Pinto, coordenadora do Cejusc1, com a colaboração dos servidores Carlos Eduardo Almeida, diretor do  Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do Tribunal, e Tatiana Goés, conciliadora do Centro de Conciliação. As audiências ocorreram no Fórum Trabalhista Desembargador Raymundo Figueirôa, no bairro de Alagoinhas Velha.

Semana da Conciliação

A conciliação é um mecanismo que já faz parte do calendário permanente da Justiça do Trabalho. Qualquer pessoa com processo pode solicitar a realização de uma audiência de conciliação, em qualquer fase da tramitação processual.

Para reforçar ainda mais essas ações, de 22 a 26 de maio será realizada a Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com o objetivo de implementar medidas para proporcionar maior celeridade aos processos trabalhistas e aprimorar os meios consensuais de resolução de conflitos. O evento conta com a participação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e envolve magistrados, servidores, advogados e partes.

Fonte: TRTBA

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos