Tribunal realiza mais de 40 mil atendimentos a usuários do PJe

Você está visualizando atualmente Tribunal realiza mais de 40 mil atendimentos a usuários do PJe
Foto: Arquivo
Compartilhe

Durante o ano de 2019 e até o final do recesso forense no dia 6/1, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios realizou 42.537 atendimentos a usuários do Processo Judicial Eletrônico – PJe, com o propósito de dirimir dúvidas sobre o sistema. Desses, cerca de 32 mil foram feitos pelo Chat Online do PJe, onde o usuário pode tirar suas dúvidas por meio de mensagens de texto.

Além do  Chat Online, a equipe  também realizou atendimentos que envolveram inclusão de petições, abertura de ordens de serviços, cadastro de juízos deprecantes, resposta a e-mails e resolução de questões ligadas a logins e senhas. O Chat Online foi inaugurado em 2014 com a missão de realizar atendimentos da forma mais humanizada e interativa.
O Chat funciona todos os dias, durante 24 horas, por meio da aplicação Chat Bot  (web robot – ferramenta automatizada que executa uma série de funções pré-programadas) que direciona as dúvidas dos usuários a respostas padrões. Em 2019, a funcionalidade Chat Bot foi responsável por 76% das chamadas respondidas.
Se o Chat Bot não resolve a dúvida, o usuário é atendido diretamente pela equipe do TJDFT, por mensagem de texto, de maneira precisa e ágil. O serviço funciona das 12h às 18h30, nos dias úteis, e é feito por servidores e estagiários treinados, que utilizam linguagem simples e realizam trocas de prints de tela, com demonstração de passo a passo por escrito e por imagem.
A finalidade do Chat, conforme determinado em seu Termo de Uso, é orientar advogados, partes e representantes processuais (promotores, procuradores e defensores públicos) quanto ao uso do PJe e tirar dúvidas técnicas sobre as funcionalidades do sistema, como por exemplo: “peticionamento de novo processo”, “novo processo incidental” e juntada e assinatura de documentos. O Chat não realiza consultas jurídicas.
Ao entrar no Chat do PJe, o usuário é convidado a registrar-se preenchendo um formulário de identificação. O TJDFT esclarece que esse cadastro não é utilizado para qualquer outro fim, mas unicamente para agilizar o atendimento.
Para oferecer um serviço cada vez melhor, a equipe Chat Online/SEDI está sempre redefinindo rotinas e aprimorando a gestão da informação com o objetivo de adequar-se à agilidade exigida pelas constantes alterações no PJe.
Fonte: TJDFT