Tribunal promove do workshop pela Paz Social

Compartilhe

No Dia Internacional da Não-Violência (02/10), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) promoveu o Workshop O Poder Judiciário pela Paz Social. A iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos aconteceu na terça-feira, no auditório do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar, Centro de Porto Alegre).

 

A desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Coordenadora do Núcleo de Conciliação do TJRS explicou que o evento deixa como legado “o incentivo a Cultura da Paz”.  O Workshop foi dirigido a magistrados e servidores do Poder Judiciário, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil, Mediadores, Conciliadores, Advogados, representantes de ONGs, acadêmicos e profissionais interessados no tema.

A programação, inspirada na homenagem que a Organização das Nações Unidas – ONU instituiu ao pacifista Mahatma Gandhi, nascido nesse dia, ofereceu vasta mostra de trabalhos realizados por magistrados e servidores no combate e prevenção à violência. Os projetos e   iniciativas foram apresentados no formato de painéis, banners e recursos audiovisuais.

“A não-violência tem um significado mais profundo de não dano, não prejuízo e nos incita a sermos pacíficos sem sermos passivos, ou seja, não devemos aceitar qualquer forma de violência”, resumiu a Desembargadora. “Trabalhar pela Cultura da Paz é valorizar o respeito às individualidades, às diferenças, buscar o diálogo, o entendimento e a solidariedade nas pequenas ações do cotidiano”, concluiu.

Do TJRS