“Pulando a Fogueira das Dívidas: um salto para a liberdade econômica”. Esse é o tema da campanha da Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados (Proendividados), vinculada ao Núcleo de Conciliação (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Na segunda edição, a ação social, voltada para negociação de débitos e educação financeira, será promovida na terça (10/6) e na quarta-feira (11/6), das 9h às 12h, em ambos os dias, no hall monumental do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano.
Os objetivos da ação serão voltados para a consulta e a negociação de dívidas dos participantes diretamente com seus credores, a orientação financeira e jurídica, bem como para a realização de oficinas de empreendedorismo. Também participam do evento o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Pernambuco (Sebrae/PE), o Serasa, a Neoenergia de Pernambuco, a Companhia Pernambucana de Saneamento Básico e instituições financeiras como, por exemplo, o Bradesco.
Além dos órgãos citados, estarão presentes, no evento de negociação de débitos, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com uma equipe do curso de Ciência do Consumo, que, na ocasião, vai atuar oferecendo planejamentos financeiros e orientações sobre educação financeira ao público; e o Instituto de Identificação Tavares Buril (ITTB), que vai atuar viabilizando a documentação básica dos participantes, de modo que eles possam negociar as suas dívidas.
“Essa ação capitaneada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco representa, para o consumidor, uma oportunidade de estar de frente com o seu credor para tentar renegociar suas dívidas e evitar comprometer o seu mínimo existencial”, pontua a coordenadora do Proendividados, juíza Ana Paula Lira.
“A segunda edição da iniciativa promete trazer benefícios significativos, ajudando pessoas endividadas a renegociar seus débitos e adquirir conhecimentos sobre educação financeira. A ação pode ter um impacto positivo duradouro na vida das pessoas, ajudando-as a retomar o controle de suas finanças e a construir um futuro mais seguro. É um passo importante para promover a educação financeira e a inclusão social na sociedade”, afirma a gerente do Proendividados, Vivian Tavares.
Para participar da ação social Pulando a Fogueira das Dívidas, basta comparecer nos dias e horários de realização do evento no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, Recife/PE. No caso de o número de pessoas extrapolar o número de fichas diárias aos serviços ofertados no local, a equipe do Setor dos Superendividados do TJPE garantirá o atendimento, já designando uma nova data para uma audiência. Para mais informações, os cidadãos e as cidadãs podem entrar em contato com a Gerência de Tratamento dos Consumidores Superendividados pelo telefone (81) 3192-0887/88/89 e pelo e-mail: proendividados@tjpe.jus.br.
Proendividados
O Programa Proendividados tem como objetivo reintegrar pessoas endividadas e superendividados à vida econômica e financeira, oferecendo orientações sobre os conceitos relativos ao consumo e sobre como evitar uma nova situação de excesso de dívidas, por meio da reeducação financeira. O Setor dos Superendividados promove iniciativas que vão desde a avaliação das dívidas e da situação econômica do consumidor, passando por renegociações de débitos até o atendimento que facilita o planejamento com um profissional capacitado. Qualquer pessoa física que se encontre em situação de superendividamento (devedor, leigo e de boa-fé), maior de 18 anos, com qualquer renda familiar e que não tenha capacidade econômica de quitar suas dívidas, independentemente do valor, pode participar do programa.