Tribunal capacita sobre conciliação nas relações de consumo

Você está visualizando atualmente Tribunal capacita sobre conciliação nas relações de consumo
Compartilhe

Cerca de 50 técnicos do Procon, órgão no Amapá que age na Proteção e Defesa do Consumidor, e servidores da Justiça do Amapá participaram, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), de curso de capacitação em conciliação e mediação denominado de “Técnicas de Conciliação e Negociação nas Relações de Consumo.

O evento foi realizado dos dias 15 a 17 de julho pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/TJAP – NUPEMEC, sob a apresentação de Sônia Ribeiro e Conceição Meireles, ambas facilitadoras da entidade.
“A demanda do Procon será canalizada para as nossas centrais de conciliação. E isso vai exigir a disponibilidade da estrutura dos núcleos conciliatórios nos Fóruns das comarcas ao Procon. Assim, é fundamental o aprimoramento das técnicas de conciliação e negociação nas relações de consumo”, explica Sônia Ribeiro.

A capacitação foi resultado da parceria entre o Judiciário e o Procon, com objetivo de aprimoramento das técnicas da área da conciliação e negociação nas relações do consumidor. Devido ao grande volume de reclamações sobre o tema, as centrais de conciliação abrirão espaço no Procon para realizar audiências pré-processuais de consumo.

No encerramento do evento, a presidente do TJAP, desembargadora Sueli Pini, falou da importância do curso, na medida em que serve para aprimorar o conhecimento profissional. “Muita coisa do que aprendemos, com o passar do tempo cai no esquecimento, o que é natural. Eventos dessa importância resgatam esse aprendizado e nos ajudam a melhorar as ações do dia a dia. Parabéns a todos porque demonstraram tamanho interesse”.

O curso serviu, ainda, para a criação do Comitê Gestor das Relações de Consumo que será formado por integrantes do Judiciário, Procon, Promotoria de Justiça do Consumidor e Defensoria do Consumidor para gerir, conjuntamente, questões de natureza do consumidor em todo o Estado.

Ao final, a presidente do TJAP entregou um brinde a servidora do Juizado Especial de Santana, Flávia de Paula Duarte, por ter obtido o melhor resultado em dinâmica de conciliação por ocasião do curso.

Fonte: TJAP