Tribunal pernambucano é selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade

Você está visualizando atualmente Tribunal pernambucano é selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade
Foto: Assis Lima/TJPE
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conquistou o selo Prata no Prêmio CNJ de Qualidade. Esta é a primeira vez que o Judiciário estadual pernambucano é premiado. O TJPE alcançou a pontuação de 60,2% na premiação que avaliou critérios sistematizados em quatro eixos temáticos: Governança, Produtividade, Transparência e Tecnologia.

O Prêmio CNJ de Qualidade é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para incentivar os tribunais a buscarem constantes meios de aprimoramento na construção de um Judiciário cada vez melhor. O resultado foi divulgado no dia 3 de dezembro, durante o 15º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

”O TJPE apresentou grande avanço na edição 2021 do Prêmio e atendeu requisitos importantíssimos para melhoria da prestação do serviço jurisdicional. Cito como exemplos a instalação de Núcleos de Justiça 4.0 – Juizado Fazendário de Medicamentos, destinado a apreciar pedidos de fornecimento de medicamentos no valor de até 60 salários mínimos; a ampla capacitação de juízes com atuação na área de Violência Doméstica; a criação de um órgão central de Justiça Restaurativa, em conformidade com a Resolução n. 225/2016; e a implantação do Juízo 100% Digital em dezenas de unidades judiciais do estado, conforme Resolução CNJ n. 345/2020”, destaca o presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira.

O magistrado enfatiza também que esse avanço foi fruto do trabalho alinhado entre as equipes do Tribunal. “O trabalho de monitorar, controlar e direcionar as ações para que sejam priorizadas aquelas iniciativas que trazem maior impacto para a melhoria da prestação jurisdicional é o caminho que deve ser seguido para o TJPE avançar cada vez mais.”

Criado em 2019, em substituição ao antigo Selo Justiça em Números (2013), a cada edição, a premiação teve seus critérios aperfeiçoados, com a inclusão de itens relacionados à produtividade e à melhoria da qualidade de prestação jurisdicional, bem como, ao tempo que os tribunais levam para julgar os processos relativos aos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher e feminicídio.

A premiação deste ano apresentou avanços em relação ao ano anterior, tendo sido implementadas mudanças nos critérios de pontuação e avaliação a pedido dos tribunais, considerando a situação emergencial do país e, consequentemente, do Poder Judiciário, com o enfrentamento à pandemia da Covid-19. A premiação se deu em três categorias: “Diamante”, “Ouro” e “Prata.

Participam do Prêmio CNJ de Qualidade todos os tribunais, incluindo os superiores, os 27 Tribunais de Justiça, os cinco Tribunais Regionais Federais, os 24 Tribunais Regionais do Trabalho, os 27 Tribunais Regionais Eleitorais e os três Tribunais de Justiça Militar dos estados.

Fonte: TJPE

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária