Tribunal paulista tem 81 aprovados em prova oral para a magistratura

Você está visualizando atualmente Tribunal paulista tem 81 aprovados em prova oral para a magistratura
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) realizou nesta terça-feira (8/9), no auditório do edifício MMDC, sessão pública para abertura de envelopes e divulgação das notas das provas orais do 185º Concurso de Ingresso na Magistratura. De 107 candidatos que passaram para a fase, 81 conseguiram nota igual ou superior a seis e foram admitidos para a quinta e última etapa do concurso, que trata da avaliação de títulos para classificação final.

O concurso teve 11.641 inscrições, dos quais 421 candidatos foram aprovados na prova objetiva e habilitados para a segunda fase, de provas escritas (discursiva e prática de sentença). A terceira etapa envolveu sindicância de vida pregressa e investigação social do candidato, avaliação física, mental e psicológica. A quarta etapa, das provas orais, foi concluída no último dia 1º.

Na abertura da sessão, o presidente da comissão do concurso agradeceu a todos os envolvidos na condução dos trabalhos. O desembargador Ricardo Henry Marques Dip, além de presidir o 185º Concurso de Ingresso na Magistratura, durante todo o certame, permaneceu prevento dos processos da 11ª Câmara de Direito Público, presidiu a 1ª Câmara Extraordinária de Direito Público e participou da Turma Especial. Para ele, “o serviço do bem comum do tribunal de Justiça exige o serviço também de suas partes”.

O presidente da corte em exercício, desembargador Eros Piceli, deu as boas-vindas e desejou sucesso aos aprovados. “Espero que todos entrem para a magistratura paulista com comprometimento. Precisamos de colegas que se unam ao esforço conjunto dos mais de dois mil juízes de primeiro grau e 356 desembargadores. Desejo muito sucesso”, disse.

Paradigma – Em seu discurso, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel, afirmou que, em seu biênio à frente da Corregedoria, esteve com grande parte dos juízes que atuam no estado e é testemunha do esforço de cada um. “Isso faz com que o Tribunal de Justiça paulista seja um paradigma para todo país. Em um momento em que as instituições estão desacreditadas, em que os poderes se mostram extremamente comprometidos, o Judiciário ainda é o último bastião da ética. Aos que, por acaso, não foram aprovados, eu digo que não desistam. Temos colegas brilhantes, que hoje são símbolos da magistratura paulista, mas não lograram êxito no primeiro concurso. Aos aprovados e que estão comemorando com a família, sintam-se felizes. Estarei comemorando junto o sucesso de cada um”, afirmou.

A mesa de abertura do evento também foi composta pelos presidentes das seções de Direito Público e Criminal do TJSP, Ricardo Mair Anafe e Geraldo Pinheiro Franco, respectivamente; pelo coordenador do prédio de Gabinetes de Direito Público (MMDC) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJSP, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa; e por integrantes da comissão do 185º Concurso, desembargadores Wanderley José Federighi, Artur César Beretta da Silveira, Alex Tadeu Monteiro Zilenovski e Luciana Almeida Prado Bresciani, além do advogado Eduardo Pellegrini de Arruda Alvim, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Ao término da proclamação dos resultados, o desembargador Ricardo Henry Marques Dip parabenizou a comissão do concurso e todos os aprovados. “Estou muito satisfeito porque, desde a elaboração do edital, foi realizado um trabalho sério, com questões bem preparadas e inteligentes. Procurou-se fazer uma avaliação séria, à altura do Tribunal de Justiça paulista”, concluiu. Acompanharam ainda os resultados o juiz assessor e chefe do Gabinete Civil da Presidência do TJSP, Ricardo Felício Scaff; o juiz assessor da Presidência da Seção de Direito Privado, Ronnie Herbert Barros Soares; magistrados e familiares dos candidatos.

Fonte: TJSP