Tribunal paranaense adere ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial

Você está visualizando atualmente Tribunal paranaense adere ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial
Compartilhe

No “Dia Internacional contra a Discriminação Racial”, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) destaca a importância da promoção da igualdade de gênero e raça. Dentre as últimas ações realizadas com esta finalidade está a adesão ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o compromisso de adotar medidas de igualdade, equidade, inclusão, combate e prevenção ao racismo estrutural e institucional no Poder Judiciário. Integram o pacto, além do CNJ, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

A partir da adesão, acompanhada e recomendada pela Comissão de Igualdade e Gênero do TJPR, o tribunal se compromete a realizar programas, projetos e iniciativas em todos os segmentos da justiça e em todos os graus de jurisdição, para reduzir a desigualdade racial através de medidas de ação afirmativa, compensatória e de reparação dos danos causados pelo racismo estrutural na nossa sociedade.

Conheça o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial

“Fazer parte do pacto nacional para a equidade racial foi uma das minhas primeiras ações aqui no tribunal visando pacificar e harmonizar nossa sociedade, reduzindo a intolerância e a discriminação. A evolução da nossa democracia só vai acontecer através do respeito pela diversidade e pelo diálogo entre os indivíduos e suas diferenças. E esta é uma das funções do nosso tribunal”, destacou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

O maior desafio da proposta é fortalecer uma cultura pela equidade racial adotando medidas concretas, mesmo que temporárias, para que se aumente a representatividade dos cidadãos que, historicamente, foram privados de condições de igualdade nas oportunidades ao longo da vida por questões raciais. Para isso, o Pacto Nacional do judiciário vai trabalhar a partir de quatro eixos: promover a equidade regulamentando as comissões de heteroidentificação nos tribunais; desarticular o racismo estrutural a partir da formação dos magistrados; sistematizar os dados raciais no Poder Judiciário implantando políticas públicas nos bancos de dados; adotar e compartilhar práticas de combate ao racismo com outros órgãos do sistema de justiça e com os movimentos sociais organizados.

Construindo um tribunal antirracista

No TJPR, a Comissão de Igualdade e Gênero, instituída pelo Decreto Judiciário nº 546/2021, vem atuando de acordo com as mesmas premissas do Pacto Nacional. Com o objetivo de promover a conscientização, no âmbito interno, para a necessidade de respeito à diversidade, visando à erradicação de preconceitos e práticas discriminatórias, o grupo elaborou um guia orientativo para um ambiente de trabalho com respeito e livre de qualquer tipo de preconceito.

O guia é assim descrito pela Comissão: “Para ser harmoniosa, respeitosa e saudável, a convivência exige cuidado com o outro, respeito às diferenças nos gestos, nas atitudes e mesmo nas palavras que utilizamos no dia a dia, por isso o objetivo deste material é promover a reflexão sobre questões relacionadas à consciência racial no nosso país e no Poder Judiciário”.

Acesse o Guia “Construindo um Tribunal Antirracista: um guia para convivência respeitosa”.

 

Fonte: TJPR

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais