Tribunal mato-grossense e escola de servidores aderem ao Outubro Rosa

Você está visualizando atualmente Tribunal mato-grossense e escola de servidores aderem ao Outubro Rosa
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e a Escola dos Servidores do Poder Judiciário aderiram ao Outubro Rosa, mobilização mundial que chama a atenção para a prevenção do câncer de mama. Os dois prédios estão iluminados com a cor rosa, marca da campanha. O Portal do Poder Judiciário (www.tjmt.jus.br) também aderiu à campanha. Neste mês, serão desenvolvidas ações de conscientização junto aos servidores e magistrados, ressaltando a importância da realização dos exames preventivos, principalmente a mamografia, e do diagnóstico precoce da doença.

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres em todo o mundo e no Brasil a situação não é diferente. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no país, em 2014 receberam o diagnóstico da doença 58 mil pessoas, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar do grande número de casos novos registrados a cada ano, a realização de exames periódicos e a obtenção de diagnósticos precoces são fundamentais para a cura da doença, que pode chegar a 95%.

Quando detectado tardiamente a taxa de sobrevida é de 10%, em 5 anos. Ainda de acordo com dados do Inca, a alta taxa de mortalidade da doença é 12,10 óbitos a cada 100 mil mulheres. Já segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a mortalidade desse tipo de câncer aumentou 16,7% desde 1990.

Mobilização – O mês de outubro é marcado por ações que chamam a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. O movimento surgiu na Califórnia (EUA) em 1997 e se difundiu em todo o mundo. Até hoje, o laço rosa é símbolo da luta contra a doença.

Fonte: TJMT