O Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso (TJMT) iniciou, no dia 5 de agosto, o projeto Academia de Novos Líderes, iniciativa idealizada na gestão presidida pelo desembargador Paulo da Cunha. Uma aula inaugural marcou a abertura do programa, que vai vai treinar 60 servidores efetivos do Judiciário mato-grossense para atuar como gestores líderes.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, que saudou e parabenizou os servidores que se candidataram ao curso. O magistrado lembrou que a necessidade da capacitação foi sentida ainda durante o período de transição entre gestões, momento em que o projeto foi idealizado. Salientou ainda que o TJ está priorizando a capacitação continuada dos servidores para que o conhecimento perdure ao longo dos anos.
“Estamos priorizando a capacitação continuada de servidores. Sabemos da diferença entre chefes e líderes. O primeiro impõe ordem, é autoritário e, muitas vezes, até temido. Já o segundo motiva sua equipe e não pensa em poder como algo centralizado. Ele divide a responsabilidade com seu pessoal para alcançar resultados”, destacou o presidente. Paulo da Cunha argumentou ainda que líderes são importantes na continuação de uma Instituição sólida e perene como o Poder Judiciário de Mato Grosso.
A aula inaugural teve como tema Líderes eficazes escreveram histórias e foi ministrada pelo palestrante e consultor João Palmeira. Durante o evento, ele afirmou que o grande desafio do ser humano é não se esquecer de que o trabalho caminha em paralelo com coisas importantes como família, relacionamento com pessoas e vida espiritual. “Isto é equilíbrio. E atitudes equilibradas são importantes para garantir a qualidade e a eficiência de decisões tomadas por líderes”, afirmou.
Palmeira revelou ainda que durante o curso os alunos irão discutir o estudo de 200 anos de história e de hábitos salutares que transformam pessoas comuns em bons dirigentes. “Vamos olhar a importância de atuar no que tem valor na vida, buscar o extraordinário e não se contentar com pouco. Também vamos entender um pouco mais sobre paixão voluntária pelo serviço, como alcançá-la”, pontuou.
Presente à aula inaugural, Arlete Alves de Almeida se inscreveu para o curso de Liderança Estratégica. Ela atua no Judiciário há 25 anos e afirma que hoje vivencia um momento particularmente feliz com sua seleção para o curso. “Estou feliz porque sinto que galguei mais degraus rumo ao meu aprimoramento pessoal e profissional, em prol de um Judiciário cada vez mais pró-ativo e preocupado com uma prestação jurisdicional de qualidade e, portanto, satisfatória à sociedade”.
Ela ressaltou ainda que nunca deixou de acreditar em dias melhores e em uma “administração ainda mais justa, mais competente, mais comprometida e mais disposta a respeitar e valorizar cada vez mais seus dedicados servidores”.
Marcio Alexandre Maciel, servidor da Comarca de Várzea Grande há cinco anos, está inscrito no curso de Liderança Operacional, oferecido para gestores, e afirmou que esta é uma oportunidade única. “Este é um investimento ímpar que a gestão do TJMT fez na carreira dos servidores. Eu amo a área fim do Poder Judiciário e hoje tenho a oportunidade de me qualificar para ser melhor ainda na tarefa que desenvolvo. Com este curso será possível sempre buscar a superação e alcançar as metas propostas pelo Conselho Nacional de Justiça”, salientou.
Da mesma forma observa Francisca Bindá Pinho, servidora do Fórum de Cuiabá há 16 anos. Ela disse que pensou antes de se inscrever e ponderou: “se quero sempre aprender mais, esta é a oportunidade. Ninguém nunca aprende tudo que pode e nunca é tarde para saber mais sobre a vida ou sobre o trabalho”.
A aula inaugural também foi prestigiada pelo secretário de Estado da Casa Civil, Paulo Taques, na oportunidade representando o governador Pedro Taques. Ele parabenizou o TJMT pela iniciativa e pela preocupação com o servidor público e ressaltou que conhecimento e aprimoramento é uma construção que nunca se desmorona. “Comparo o conhecimento a uma ponte de concreto. Por mais inábil que seja um gestor, a edificação continuará lá. Ninguém consegue derrubar, pois a ponte de concreto, assim como o conhecimento humano, é resistente a tudo”, concluiu.
Curso
O curso é um dos macrodesafios da gestão 2015/2016 estabelecidos para a Escola dos Servidores do Poder Judiciário e para a Coordenadoria de Recursos Humanos. Também integra o objetivo estratégico de valorizar, motivar e comprometer magistrados e servidores do Poder Judiciário, garantindo qualidade de vida, desenvolvimento profissional, remuneração, benefícios e um bom ambiente de trabalho.
Ele será desenvolvido em módulos e é ofertado de forma totalmente gratuita para os 60 servidores que irão participar da Academia. De acordo com a coordenadora da Escola, Andréa Marcondes, todo o planejamento foi estrategicamente pensado para suprir as necessidades dos servidores e desenvolvido para imbuir nos participantes o conhecimento que um líder precisa ter.
Já o coordenador de Recursos Humanos, Carlos Campelo, destaca que a ideia é despertar nas pessoas que participam da Academia o papel de líder, já que a melhor forma de motivar as pessoas é por meio da qualificação. Campelo afirma ainda que o curso irá oportunizar transformar conhecimento tácito em conhecimento específico.
Pelo menos 160 servidores se candidataram para participar do curso. Inicialmente as vagas foram ofertadas apenas para o TJMT e para as comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. A partir de 2016 a previsão é que o curso se estenda para as demais comarcas do Estado.
Fonte: TJMT