Tribunal eleitoral de Rondônia resgata memória da instalação das sedes

Você está visualizando atualmente Tribunal eleitoral de Rondônia resgata memória da instalação das sedes
Fotoartes: TRE-RO
Compartilhe

A primeira instalação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) ocorreu no dia 31 de março de 1982, sendo os desembargadores Darci Ferreira e Hélio Fonseca nomeados os primeiros presidente e vice-presidente da Justiça Eleitoral no estado. O Tribunal iniciou suas atividades com apenas 13 servidores, todos requisitados de outros órgãos públicos dos governos federal e estadual. Coube a essas pessoas pioneiras a exitosa realização da primeira eleição de Rondônia.

A instituição funcionava nas dependências do Fórum Rui Barbosa, atual Fórum Criminal Desembargador Fouad Darwich Zacharias, na praça Marechal Rondon, região central de Porto Velho. Com a chegada do ano de 1984, o Tribunal passou a atender na Avenida Prudente de Moraes, 2576, Centro, local que posteriormente foi ocupado pelas 2ª e 6ª Zonas Eleitorais.

Em 1986, o Tribunal mudou para a Avenida Gonçalves Dias, 145 – Centro. No ano de 1992, com o aumento do quadro de funcionários e a crescente demanda de espaço para comportar as novas demandas, o Tribunal começou a buscar por novas instalações, transferindo se para Avenida Lauro Sodré, 1689 – Olaria.

Já a sede atual – que fica na Av. Presidente Dutra, 1889 – só teve sua construção iniciada em 1997 em terreno cedido pelo governo federal. No dia 1º de dezembro de 1999, o desembargador Antônio Cândido de Oliveira, presidiu o ato inaugural da sede própria.

Fonte: TRE-RO