Tribunal Eleitoral atende 185 indígenas com cadastro biométrico

Compartilhe

Nos dias 29 e 30 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) instalou um posto de recadastramento eleitoral biométrico na escola Dukuzzy Sebastião, na comunidade indígena Lago Grande, pertencente ao município de Boa Vista. Nesse período, uma equipe de servidores da Justiça Eleitoral realizou 185 atendimentos, incluindo 157 revisões, 20 alistamentos (primeiro título) e 8 transferências.

Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Marcelo Alt, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), disponibilizou um ônibus para transportar os eleitores das comunidades mais próximas, como Bom Jesus, Milho, Roça, Maruai, Pato e Tigre.

O tuxaua José Júnior Gomes elogiou a iniciativa do TRE-RR pelo fato de ter enviado uma equipe para realizar o atendimento na comunidade Lago Grande que, segundo ele, está localizada no centro da área indígena São Marcos. “Já iniciou o período chuvoso, moramos em um local de difícil acesso e fica muito complicado conseguir transporte para ir até Boa Vista procurar algum serviço. Nós indígenas queremos participar do processo democrático do nosso país. Por isso, agradecemos a Justiça Eleitoral por fazer esse trabalho aqui dentro da comunidade”, disse.

Palestra

Paralelamente ao recadastramento biométrico nas áreas indígenas e em cumprimento às metas do CNJ referentes ao eixo da responsabilidade social, foi realizada uma ação de educação política com os moradores da comunidade. Durante o atendimento, o servidor do TRE-RR João Batista proferiu palestra na qual foram abordados temas como Voto Ético, Meu Primeiro Voto, Eleitor do Futuro e Ficha Limpa, entre outros.

“Foi muito gratificante a participação da comunidade durante a palestra. Nossa proposta é contribuir para o amadurecimento político dos eleitores, em especial os eleitores do futuro que se encontram em fase de formação do caráter e evolução intelectual e se preparando para o exercício da cidadania”, disse Batista.

Segundo a coordenadora do escritório de projetos do TRE-RR, Marta Zaccarini, a Justiça Eleitoral está aproveitando o evento para executar o Projeto Cidadania Direito de Todos – Índios e Ribeirinhos. “Estamos aplicando um questionário para traçar o perfil sócio-comunitário dos eleitores dessas comunidades e os dados levantados serão utilizados na composição do manual de planejamento para as eleições de 2014”, comentou.

Biometria

O recadastramento eleitoral biométrico, iniciado no último dia 8 de abril, é obrigatório para todos os eleitores de Boa Vista, inclusive para os que têm voto facultativo. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2014 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público entre outras.

Fonte: TRE-RR