TRE faz recadastramento em comunidade indígena Lago Grande

Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) vai realizar, entre 29 de abril e 1º de maio, o recadastramento biométrico na comunidade Lago Grande, área indígena pertencente ao município de Boa Vista. Os eleitores devem procurar a escola municipal Dukuzzy Sebastião, de 8h às 18h.

Conforme explicou o secretário de tecnologia da informação do TRE-RR, Marcelo Alt, a Justiça Eleitoral, em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR), vai disponibilizar um ônibus para transportar os eleitores das comunidades mais próximas, como é o caso de Bom Jesus, Milho, Roça, Maruai, Pato e Tigre. Para o atendimento, uma equipe de 11 servidores contará com seis kits de biometria, uma antena VSAT móvel, notebooks e impressoras, entre outros equipamentos.

Em cumprimento às metas do CNJ, referentes ao eixo da responsabilidade social, será realizada, paralelamente ao recadastramento biométrico nas áreas indígenas, uma ação de educação política junto aos moradores das comunidades, oportunidade em que serão executados os objetivos dos projetos constantes na agenda positiva 2013-2015 da Justiça Eleitoral roraimense.

Eleitor do futuro – Nesta segunda-feira (29/4), o servidor do TRE-RR João Batista vai proferir uma palestra na qual serão abordados alguns temas referentes ao voto ético, ao primeiro voto, ao eleitor do futuro e à ficha limpa, entre outros. “Nossa proposta é contribuir para o amadurecimento político dos eleitores, em especial os eleitores do futuro, que se encontram em fase de formação de caráter e evolução intelectual e se preparando para o exercício da cidadania”, disse.

Segundo a coordenadora do escritório de projetos do TRE-RR, Marta Zaccarini, a Justiça Eleitoral está aproveitando o evento para promover a execução do Projeto Cidadania Direito de Todos – Índios e Ribeirinhos. “Iremos aplicar um questionário para traçar o perfil sócio comunitário dos eleitores dessas comunidades e os dados levantados serão utilizados na composição do manual de planejamento para as eleições de 2014”, comentou.

Obrigatoriedade

O recadastramento eleitoral biométrico, iniciado no último dia 8 de abril, é obrigatório para todos os eleitores de Boa Vista, inclusive para os que têm voto facultativo. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2014 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público entre outras.

Para se recadastrar em Boa Vista, o eleitor deve comparecer na 1ª Zona ou na 5ª Zona Eleitoral no horário das 8h às 18h. Basta apresentar um documento oficial com foto, título de eleitor e comprovante de residência atualizado.

Segurança

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas.

Fonte: TRE-RR