Tribunal do Trabalho da 14ª Região participa de audiência virtual nos EUA

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho da 14ª Região participa de audiência virtual nos EUA
Arte: TRT14
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) participou, nesta quinta-feira (17/2), da primeira audiência “Na Sala Mundo”, que tem como objetivo a  globalização das ações do órgão. O primeiro encontro ocorreu de forma telepresencial, na District Court of Maryland, nos EUA, e foi presidido pelo juiz federal Peter J. Messitte.

O projeto é executado em meio à discussão para o fomento do Programa Justiça 4.0 e da Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro. De acordo com a vice-diretora da Escola Judicial e juíza auxiliar da Presidência do TRT14, Fernanda Antunes Marques Junqueira, o novo projeto é um desdobramento do “Direito sem Fronteiras”, programa iniciado em 2020 que estimula a troca de experiências e aportes teóricos. “O projeto Na Sala do Mundo tem o condão de acrescer, à teoria, a vivência prática.”

Neste novo projeto, os juízes e juízas do Regional terão a oportunidade de, virtualmente, participar de audiências e sessões realizadas em tribunais estrangeiros, para o intercâmbio de saberes e práticas. De igual modo, a magistratura de outros países têm a possibilidade de conhecer o trabalho e os procedimentos do TRT14, graças à digitalização do Judiciário e o fomento da realização de audiências e sessões on-line.

“O homem não é uma ilha isolada, suficiente em si mesma, já dizia o poeta inglês John Donne. Tampouco a Justiça, cujo braço desconhece fronteiras. Serve à humanidade, sem distinção de raça, origem, nacionalidade, cor, gênero ou credo”, ressaltou a magistrada, que também é titular da Vara do Trabalho de Machadinho d’Oeste (RO).

Para a presidente do TRT14 e diretora da Escola Judicial, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, a experiência contribuirá para o reconhecimento em dimensão global. “Sobretudo, para a formação de nossos juízes e juízas, seja para incrementar os mecanismos de acesso à Justiça ou para implementar as boas práticas operacionalizadas pelos diferentes sistemas jurídicos com vistas a dinamizar a entrega do provimento jurisdicional.”

Integrante da comitiva do CNJ que veio à Rondônia recentemente, o juiz auxiliar da Presidência do CNJ Fábio Ribeiro Porto, destacou a iniciativa Na Sala do Mundo. “Achei interessantíssimo. Parabéns! É uma excelente iniciativa e o destaque é mais do que merecido.”

Fonte: TRT14

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária