Tribunal do Trabalho baiano é destaque em cerimônia do 17º Prêmio Innovare

Você está visualizando atualmente Tribunal do Trabalho baiano é destaque em cerimônia do 17º Prêmio Innovare
Foto: TRT5
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), que atende aos trabalhadores da Bahia, foi um dos destaques na cerimônia de entrega da 17ª edição do Prêmio Innovare, realizada na terça-feira (1º/12). O Tribunal foi o primeiro vencedor na categoria “CNJ/Gestão Judiciária” pelo desenvolvimento da prática “BI/eCorreição”, iniciativa que identifica os gargalos dentro do sistema de Corregedoria, apoiando os gestores por meio da ferramenta Business Intelligence (BI). Além do TRT5, receberam o prêmio os vencedores em outras seis categorias: “Juiz”, “Tribunal”, “Advocacia”, “Defensoria”, “Ministério Público” e “Justiça e Cidadania”.

Por causa dos protocolos estabelecidos pela pandemia da Covid-19, a cerimônia foi realizada em formato virtual, com transmissão ao vivo. A apresentação coube ao jornalista Heraldo Pereira, apresentador do Jornal Nacional, da Rede Globo. O prêmio da categoria “Gestão Judiciária” foi entregue pelo ex-presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, que afirmou, na oportunidade. “É com imensa satisfação que anuncio a escolha do TRT da 5ª Região pelo desenvolvimento do BI/eCorreição. Parabéns, desembargadora Dalila, por coordenar esta exitosa iniciativa, cuja disseminação certamente contribuirá para a modernização, rapidez e eficiência do Poder Judiciário.”

Ao agradecer o prêmio, a desembargadora Dalila Andrade destacou que “o sistema melhorou significativamente a gestão processual, aumentando a eficiência na entrega jurisdicional no 1º e 2º Graus”. A magistrada compartilhou o reconhecimento com o juiz Firmo Leal Neto, gestor do projeto, e os servidores Madalena Brito, Aldemaro Júnior e Adriano Schultz. “Receber o Prêmio Innovare é motivo de grande orgulho, não apenas para o TRT5, mas para a Justiça do Trabalho como um todo.”

A solenidade de entrega do Prêmio Innovare mobilizou, além do Instituto Innovare, o Supremo Tribunal Federal; o Ministério da Justiça e Segurança Pública; a Associação dos Magistrados Brasileiros; a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos; a Associação dos Juízes Federais do Brasil; o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; a Associação Nacional dos Procuradores da República; a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e o Conselho Nacional de Justiça, com o apoio do Grupo Globo.

Moção

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) também dedicou homenagens ao TRT5 pelo recebimento do Innovare. O presidente da 7ª Turma do TST, ministro Cláudio Brandão, que é oriundo do TRT baiano, transmitiu moção de congratulações, aprovada por unanimidade pelos integrantes da Turma. “Trata-se de um projeto que a desembargadora Dalila Andrade, atual presidente, coordenou quando era corregedora, na correição virtual, com gestão de processos por meio de ferramentas de inteligência artificial. Tem sido bastante inovadora a experiência, já compartilhada por vários Regionais.”

BI/ECorreição

A prática surgiu da necessidade de aprimorar a gestão judiciária com o uso do Business Intelligence. O sistema permite ao gestor atualizar diariamente as informações e identificar os gargalos que muitas vezes ocasionam atrasos no andamento processual. Os trabalhos correicionais possam ser implementados de forma remota e com mais eficiência.

O trabalho passa a ser planejado por critérios objetivos e com maior transparência, incluindo a observação da produtividade diária da unidade, por usuário. Como resultado, foi possível destacar a eliminação do tempo ocioso no processo trabalhista, a diminuição de custos e de movimentação desnecessária de pessoas; com redução sensível da taxa de congestionamento e de cumprimento de metas/objetivos.

“A ferramenta permite uma análise das tarefas desenvolvidas por magistrados e servidores de forma transparente e em tempo real. Como exemplo posso citar o último módulo construído que permite o gerenciamento dos trabalhos desenvolvidos por todos, ainda que em home office, como ocorre atualmente neste período da pandemia”, enfatiza o gestor do projeto, juiz Firmo Leal Neto.

Fonte: TRT5