O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI) avança em sua agenda de sustentabilidade e compromisso ambiental ao apresentar a versão inicial do Plano de Descarbonização. A iniciativa, pioneira no Judiciário estadual, reflete a preocupação da instituição com a redução da pegada de carbono e a adoção de práticas sustentáveis em suas atividades, expressa no Programa Justiça Carbono Zero, instituído pela Resolução n. 594/ 2024.
O Plano de Descarbonização do TJPI, desenvolvido pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa), visa implementar medidas para mitigar os impactos ambientais das atividades do tribunal, alinhando-se às diretrizes nacionais e internacionais de sustentabilidade. Entre as principais ações previstas estão a eficientização do consumo energético, a redução do uso de papel, o incentivo à mobilidade sustentável e a ampliação de práticas de reciclagem.
Por meio de um plano factível, o Nusa estabeleceu ações eficientes que visam aproximar os servidores das temáticas de sustentabilidade, alinhadas ao macrodesafio da sustentabilidade, da Estratégia Nacional do Poder Judiciário, ao Pacto pela Transformação Ecológica, ao Plano de Logística Sustentável do TJPI (2021-2026) e à Agenda 2030 das Nações Unidas, que contempla os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 13, relativo à Ação contra Mudança Global do Clima.
“A participação dos servidores é essencial para o sucesso do plano, uma vez que a mudança de hábitos e a adesão às diretrizes sustentáveis impactam diretamente nos resultados da iniciativa. Para isso, serão promovidas campanhas de conscientização, treinamentos e a implementação de boas práticas ambientais no dia a dia do tribunal. Estamos dando um passo significativo para tornar o tribunal mais eficiente e responsável com o meio ambiente. Nosso compromisso é fazer do TJPI um exemplo de sustentabilidade, e isso só será possível com o engajamento de todos os servidores”, afirmou o desembargador Aderson Nogueira, presidente do TJPI.
Nos próximos meses, a versão inicial do Plano de Descarbonização passará por aperfeiçoamentos, após a realização do primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e com a contribuição dos servidores e especialistas na área.
TJPI + Sustentável
O TJPI + Sustentável é um programa focado na responsabilidade ambiental, social e na governança (ESG), integrando-as no âmbito do Poder Judiciário piauiense, a fim de sensibilizar o corpo funcional e reforçar o compromisso da administração com a sustentabilidade.
O programa possui, inicialmente, oito eixos temáticos de atuação:
Eixo 1: Eco Capacitação – Educação para Sustentabilidade;
Eixo 2: Menos Plástico – Redução e Substituição de Materiais Plásticos;
Eixo 3: Reprocessos – Gestão de Resíduos e Reciclagem;
Eixo 4: Impressão Racional – Redução do Uso de Papel e Impressoras;
Eixo 5: Fluxo Sustentável – Eficiência nos Processos Internos;
Eixo 6: Frota Eficaz – Sustentabilidade no Transporte;
Eixo 7: Consumo Responsável – Conscientização para o Uso Eficiente de Recursos; e
Eixo 8: Eco Game – Gamificação da Sustentabilidade.
O progresso das ações será acompanhado por meio de indicadores ambientais e relatórios periódicos. A gamificação ajudará a medir o impacto das iniciativas e engajar servidores na busca por um TJPI mais sustentável.