Tribunal de Tocantins inaugura galeria de corregedores e corregedoras

Você está visualizando atualmente Tribunal de Tocantins inaugura galeria de corregedores e corregedoras
Foto: Rondinelli Ribeiro/TJTO
Compartilhe

O Judiciário do Tocantins ganha mais um espaço de valorização e preservação de sua memória. Na terça-feira (10/5), foi inaugurada a “Galeria de Ex-Corregedores e Ex-Corregedoras-Gerais”. A inauguração da galeria faz parte das comemorações do Dia da Memória do Poder Judiciário e está alinhada ao Plano de Gestão da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

“Preservar a memória institucional não é só resgatar o passado. É também compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. Homenageamos homens e mulheres que aceitaram a honrosa missão de atuar na vigilância, controle, planejamento, supervisão, orientação e fiscalização disciplinar dos serviços judiciários, notariais e de registro do primeiro grau de jurisdição do Judiciário do Tocantins”, afirmou a corregedora-geral do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.

A galeria fica no 2º andar do prédio da Corregedoria e lá estão expostos 16 quadros de ex-corregedores e ex-corregedoras-gerais da Justiça. Partindo do primeiro a exercer o cargo no estado, o desembargador Antônio Félix Gonçalves (1989) ao atual presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e também ex-corregedor-geral, desembargador João Rigo Guimarães (biênio 2019/2021).

A vice-corregedora-geral da Justiça e presidente da Comissão de Jurisprudência, Documentação e Memória do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cojud-TJTO), desembargadora Ângela Prudente, ressaltou que a galeria simboliza o resgate da memória institucional dos que contribuíram para um Judiciário forte e altivo. “Enalteço esse espaço por representar a construção histórica do Judiciário tocantinense, realizada com muito trabalho e dedicação.”

História

“A galeria representa um marco na história do Judiciário tocantinense, depois do Tribunal de Justiça e demais órgãos que vieram. E a Corregedoria, hoje, eterniza com todos que por aqui passaram. A desembargadora Etelvina tem levado a Corregedoria aos lugares mais distantes do Estado, de modo que me sinto muito honrado e agradecido por ter feito parte dessa história”, afirmou o desembargador aposentado e ex-corregedor-geral José de Moura Filho (biênio 1993-1995).

O ex-corregedor-geral no biênio 2015-2017, Eurípedes Lamounier, ressaltou a importância da iniciativa. “Essa é a memória para sermos lembrados e também para que os nossos sucessores possam dirigir esse órgão sabedores da valorização do nosso trabalho, feito sempre com muito carinho e empenho por todos que passaram por aqui. É nítido que o progresso no órgão é uma constante e cada vez mais aperfeiçoado.”

Fonte: TJTO

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade