Tribunal de Goiás discute a saúde mental de jovens que cumprem medidas socioeducativas

Você está visualizando atualmente Tribunal de Goiás discute a saúde mental de jovens que cumprem medidas socioeducativas
Jovens do sistema socioeducativo no estado de São Paulo. Foto: Luiz Silveira/CNJ
Compartilhe

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás realizou, na segunda-feira (25/3), reunião ampliada do sistema socioeducativo em Goiás para abordar a questão da saúde mental dos adolescentes internados em Centros de Atendimento Socioeducativo (CASEs) para cumprimento de medida socioeducativa.

A reunião virtual, articulada pelos juízes coordenadores da CIJ, Carlos José Limngi Sterse e  Célia Regina Lara, contou com a presença dos juízes da Infância e Juventude das comarcas de Luziânia, Itumbiara, Itaberaí, Goiânia, Anápolis e Formosa, além de promotores, defensores, secretários de Saúde de cada município e suas equipes, representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Goiás (SEDS) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Foram discutidos diversos aspectos relacionados à saúde mental dos jovens em situação de internação, incluindo a apresentação dos serviços ofertados em cada município a este público, permitindo o conhecimento da rede de atenção psicossocial de cada município, pontuando as dificuldades ou pontos positivos de cada município. A reunião evidenciou o compromisso conjunto em buscar soluções eficazes para esse desafio complexo, visando os cuidados com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em Goiás.

Abordagem integrada

No encontro também foi discutido o acesso a tratamentos adequados e a implementação de políticas de atendimento. Os participantes ressaltaram a importância de uma abordagem integrada, envolvendo não apenas o sistema socioeducativo, mas também os setores de saúde, justiça e assistência social.

A necessidade de fortalecer a rede de apoio psicossocial, garantindo acompanhamento especializado e programas de intervenção que promovam o bem-estar emocional e o desenvolvimento saudável dos adolescentes, bem como a relevância da capacitação dos profissionais que atuam nesses espaços foram evidenciadas na reunião.

Estratégias

Os participantes também debateram estratégias para aprimorar a articulação entre os diferentes órgãos e instituições envolvidas no cuidado com a saúde mental dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, sendo deliberada a construção de grupos de discussão do tema em cada comarca, capitaneado pela Coordenadoria da Infância do TJGO, possibilitando o diálogo em rede.

Ao final do encontro, foi divulgado evento que será realizado pela SES, no próximo dia 4 de junho, em parceria do TJGO, sobre a saúde mental dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e também o meio aberto.

Fonte: TJGO

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão da Justiça criminal