Tribunal adota novo modelo de atendimento ao público no Acre

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Acompanhados de servidores, os desembargadores Roberto Barros (presidente), Cezarinete Angelim (vice-presidente) e Pedro Ranzi (corregedor-geral da Justiça) visitaram a sede dos Juizados Especiais em Rio Branco, na última sexta-feira (31/01), com o objetivo de avaliar o novo modelo de gestão implementado nas unidades judiciárias. A mudança mais significativa, que vem ocorrendo desde o Recesso Forense, diz respeito ao setor de atendimento ao público.

“É aqui que as pessoas depositam a esperança de solucionar suas demandas judiciais, seus problemas. Por isso, devemos acolhê-las da melhor forma e isso começa pelo atendimento”, ressaltou o presidente Roberto Barros. Outra mudança relevante é adoção de formulários de reclamação – que passaram a ser utilizados pelos profissionais que atendem as pessoas após a etapa de triagem (separação e organização das demandas).

“Após conhecermos as experiências dos Juizados em outros estados, inclusive o de Brasília, que é referência para todo Brasil, passamos a adequar à nossa realidade e implantar esses novos modelos de formulários, que visam otimizar o atendimento e facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça”, explicou a desembargadora Cezarinete Angelim, coordenadora do Sistema de Juizados Especiais no Acre.

A prioridade é a redução da distância entre o público e o Judiciário. “Essa aproximação é fundamental para que possamos ouvir, analisar a situação de perto e poder investir mais e melhor nos Juizados”, assinalou o desembargador Pedro Ranzi. Roberto Barros completou que parte desses investimentos será feito por meio da capacitação de todos os atores que atuam nos juizados, inclusive por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud).

A ideia é que magistrados e servidores estejam mais qualificados e preparados para ouvir, atender e oferecer uma resposta mais ágil e eficiente à sociedade.

Fonte: TJAC