Tocantins discute plano de tecnologia com foco na melhoria do serviço

Você está visualizando atualmente Tocantins discute plano de tecnologia com foco na melhoria do serviço
Compartilhe

Servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participaram, na quinta-feira (25/2), de workshop para consolidar o Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic) 2015-2020. O objetivo foi avaliar as ações da área e traçar diretrizes de trabalho para melhorar os serviços prestados pelo Judiciário.

No encontro, foram debatidos os objetivos estratégicos do plano. Entre os principais pontos, estão questões como prover infraestrutura de tecnologia apropriada às atividades judiciais e administrativas, adotar padrões tecnológicos, aprimorar as competências gerenciais e técnicas de pessoal e aperfeiçoar a segurança da informação.

Análises feitas durante o workshop pelos servidores serão levadas ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “O CNJ estabelece as regras pelas quais a informática tem que trabalhar e essa oficina tem a finalidade de traçar as diretrizes da informática para esses anos de planejamento, de 2015 a 2020. São debates importantes, porque hoje, como o tribunal é 100% eletrônico, não apenas nos processos administrativos, como também judiciais, a ideia é que haja uma constante manutenção e aprimoramento de todo o sistema”, diz o diretor de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde.

O diretor-geral do TJTO, Francisco Alves Cardoso Filho, também participou do encontro e ressaltou os investimentos do Judiciário local em tecnologia. “Para 2016, o tribunal aumentou em 70% os recursos da Diretoria de Tecnologia da Informação. Isso é uma mostra clara da nossa preocupação em melhorar cada vez mais o sistema que contribui para as ações do Judiciário e esse tipo de trabalho, realizado hoje, nos ajuda a pensar as metas e objetivos que resultarão em melhor prestação de serviço para a sociedade”, frisou.

Saiba mais – O CNJ determinou a todos os tribunais a elaboração e a manutenção de um Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic), alinhado às diretrizes estratégicas nacionais e institucionais. O Petic constitui-se em um processo gerencial contínuo e dinâmico de elaboração, execução e monitoramento de estratégias de curto, médio e longo prazos, visando alinhar a tecnologia da informação aos objetivos estratégicos da organização.

O Planejamento Estratégico de TIC permite identificar as necessidades institucionais, a fim de otimizar a alocação de pessoas e a utilização de recursos tecnológicos, administrativos e financeiros no âmbito da Secretaria de Tecnologia da Informação.

Fonte: TJTO