Serviço de Notificações é tema do Programa de formação da Plataforma digital

Você está visualizando atualmente Serviço de Notificações é tema do Programa de formação da Plataforma digital
Compartilhe

Um serviço que centraliza o processo de recebimento de eventos gerados nos serviços e a sua entrega em forma de mensagens aos usuários e sistemas externos à Plataforma Digital do Poder Judiciário. E que gera alertas e comunicações entre diferentes sistemas, também podendo ser acessado por quem usa, como operadores e operadoras do Direito, equipes do Judiciário e a própria população.

Este é o Serviço de Notificações, uma das primeiras soluções que já estão disponíveis na Plataforma Digital e que será detalhada nesta sexta-feira (17/9), às 14h, durante o terceiro encontro do Programa de formação para integração e desenvolvimento. A apresentação será feita pelo chefe da Seção de Controle de Demandas e de Padrões do PJe no CNJ, Zeniel Juliano Mendes Chaves.

O Programa qualifica as equipes de tecnologia dos tribunais no funcionamento e nas soluções disponíveis na Plataforma. Na última sexta-feira (10/9), foi apresentado o Serviço de Autenticação e, no dia 3 de setembro, um panorama da nova ferramenta desenvolvida pelo Programa Justiça 4.0, que é uma parceria entre o CNJ, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Conselho da Justiça Federal (CJF).

A Plataforma é uma nuvem pública nacional do Judiciário para a hospedagem dos novos sistemas, módulos e serviços de interesse e uso geral dos tribunais e demais órgãos de Justiça. Atualmente, já estão disponíveis sete serviços estruturantes, desenvolvidos como APIs (Application Programming Interface). Sua característica principal é possuir uma interface capaz de se comunicar com diferentes sistemas. Isso simplifica o trabalho da equipe de desenvolvimento tecnológico, pois não é mais preciso criar códigos específicos para cada funcionalidade que um sistema executa.

O último encontro será no dia 24, no mesmo horário, quando serão apresentados casos de uso práticos, em estratégia hands on. O Programa de formação para integração e desenvolvimento da Plataforma Digital é transmitido pelo canal do CNJ no YouTube.

Agência CNJ de Notícias

Assista ao programa no canal do CNJ no YouTube