Seminário da Justiça do Trabalho em Belém (PA) debate mudanças climáticas na Amazônia

Você está visualizando atualmente Seminário da Justiça do Trabalho em Belém (PA) debate mudanças climáticas na Amazônia
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região (PA/AP) promove, entre os dias 6 a 8 de agosto, o seminário Mudanças Climáticas e Trabalho Decente na Amazônia, em Belém. O evento será realizado no Auditório Aloysio Chaves, no TRT-8. O objetivo principal é discutir como a crise climática afeta o mundo do trabalho, especialmente na Amazônia. O evento reunirá magistrados, magistradas, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais para pensar soluções que promovam justiça social e ambiental.

A programação se inicia com a abertura oficial e uma conferência de boas-vindas. Em seguida, iniciam os painéis temáticos que serão debatidos assuntos como o agravamento do trabalho escravo contemporâneo, os impactos das mudanças climáticas sobre crianças e adolescentes, a segurança no trabalho em tempos de crise ambiental e as desigualdades sociais e territoriais envolvidas na questão climática. Os debates contam com a participação de especialistas de várias regiões do país, além de representantes da Justiça do Trabalho e de movimentos sociais.

No segundo dia, além dos painéis, serão realizadas oficinas para construção coletiva da Carta de Belém pelo Trabalho Decente. A proposta é reunir, em um só documento, ideias, propostas e compromissos discutidos durante o seminário. A carta será apresentada na plenária final como um posicionamento da Justiça do Trabalho frente aos desafios da transição ecológica.

O último dia da programação será dedicado a uma vivência fora do ambiente institucional. Os participantes irão visitar o território quilombola de Itacoã Miri, no município de Acará, para conhecer a realidade de uma comunidade tradicional que vive da cadeia produtiva do açaí. A atividade inclui deslocamento fluvial, trilha interpretativa, lanche com alimentos locais e uma roda de conversa com moradores, lideranças quilombolas e trabalhadores locais.

O seminário é promovido pelo TRT-8 em parceira com o Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, a Escola Judicial do TRT da 8.ª Região, a Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8.ª Região.

PROGRAMAÇÃO:
Confira a programação do evento.

Fonte: TRT-8

Macrodesafio - Aprimoramento da gestão de pessoas

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade