Projetos de pesquisa bibliográfica e arquivística serão apresentados em webinar do CNJ

Você está visualizando atualmente Projetos de pesquisa bibliográfica e arquivística serão apresentados em webinar do CNJ
Compartilhe

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, nesta quinta-feira (26/6), às 15h, o segundo Webinar Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2025. O evento vai apresentar os projetos vencedores das categorias Patrimônio Cultural Bibliográfico e Patrimônio Cultural Arquivístico na edição deste ano. Interessados podem acompanhar a transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. 

Entre as ações que serão destacadas no evento, está o projeto Primeira Fase da Justiça Eleitoral em Goiás (1932-1937), que foi transformado em livro pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e venceu na categoria Patrimônio Cultural Bibliográfico.  

A pesquisa, desenvolvida em parceria com o Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais da Universidade de São Paulo (Neci-USP) e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC), buscou compreender o processo de formação e de evolução do cenário eleitoral entre 1932 e 1937. Por meio de pesquisas documentais e registros históricos, a iniciativa analisou o período de transição da Primeira República para a Era Vargas, com ênfase no processo de institucionalização do TRE-GO.  

Arquivos 

Já o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que ficou com o primeiro lugar na categoria Patrimônio Cultural Arquivístico, vai apresentar a metodologia de trabalho implementada pelo Grupo de Pesquisa Histórica (GPH) visando o resgate da história e da memória revelada nos processos judiciais permanentes da corte. Criado em 2015 para localizar processos judiciais do acervo intermediário para recolhimento ao arquivo permanente, o GPH utiliza temas e acontecimentos de impacto na sociedade e o cruzamento de dados para resgate dessas ações.  

Desde a criação do grupo até junho de 2024, foram identificados 21.251 casos e personalidades em periódicos e obras bibliográficas, resultando na seleção de 11.149 processos judiciais físicos. Desse total, 3.261 processos acabaram recolhidos ao Acervo Permanente. 

Participação 

Os interessados poderão se inscrever para participar do evento via Cisco Webex e enviar perguntas aos responsáveis pelos projetos e aos debatedores, especialistas nos temas arquivísticos e de gestão de memória. 

Inscreva-se 

O primeiro webinar da série, realizado em 11 de junho, abordou os projetos que receberam menção honrosa na categoria Patrimônio Cultural Museológico do Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário 2025. O próximo e último webinário da série da Memória está previsto para acontecer no dia 3 de julho. 

Acompanhe o evento no canal do CNJ no YouTube

Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias