Projeto Ouvidoria Itinerante do DF revela-se uma experiência positiva

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Encerrando as comemorações dos seus 15 anos, celebrados em 27 de março, a Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou, entre os dias 6 e 16 de abril, atendimentos presenciais em seis circunscrições judiciárias: Ceilândia, Sobradinho, Samambaia, Planaltina, São Sebastião e Santa Maria. Com o propósito de estreitar a aproximação com os jurisdicionados e servidores dessas circunscrições, a Ouvidoria Itinerante levou a essas localidades o conhecimento acerca do atendimento às manifestações do público, além da possibilidade de participação no processo de aprimoramento dos serviços prestados pelo tribunal.

O acolhimento, tanto dos jurisdicionados quanto dos servidores, apresentou resultado positivo. Entre tantas demandas, foram registradas 21 manifestações, incluindo questões sobre instalações físicas, placas de identificação, demora de andamento de processo e necessidade de melhoria na estrutura dos fóruns. Alguns jurisdicionados relataram o desconhecimento quanto à existência de uma Ouvidoria e demonstraram satisfação com a iniciativa de tornar o atendimento mais próximo. Foram distribuídos materiais de divulgação, a fim de estimular a participação do público num processo gerador de benefícios tanto para o jurisdicionado como para o TJDFT.

Além desse atendimento itinerante, a Ouvidoria do TJDFT recebe, normalmente, manifestações por meio de formulário eletrônico, pelo telefone 0800 614646, pelo e-mail ouvidoria@tjdft.jus.br, pelo Selo Justiça, pelo fax (61) 3103-0814, por carta endereçada à Ouvidoria-Geral ou pessoalmente, em sua dede, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Índice de satisfação – Desde 2010, a Ouvidoria tem medido rotineiramente o índice de satisfação dos usuários com sua atuação, por meio de questionário com perguntas fechadas e respostas de satisfação dimensionadas em escala de 1 a 5. A média dos levantamentos realizados resultou em um percentual de 77,2% de satisfação.

De agosto de 2011 até agora, foi registrado o recebimento de mais de dois mil elogios relativos ao tribunal, sendo mais de 80 deles voltados especificamente ao trabalho do próprio setor. Por meio da Ouvidoria do TJDFT, sugestões de melhorias recebidas da sociedade são encaminhadas aos setores e, muitas delas, são postas em prática trazendo mais conforto e facilidades para o usuário da Justiça.

Fonte: TJDFT