Escola municipal usa justiça restaurativa para celebrar a paz em Pelotas

Você está visualizando atualmente Escola municipal usa justiça restaurativa para celebrar a paz em Pelotas
Compartilhe

Círculos restaurativos e de construção da paz estão se tornando realidade nas escolas da rede municipal de Pelotas (RS), resultado da parceria entre o Município de Pelotas e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul para a implantação de Núcleos de Justiça Restaurativa nas escolas de rede municipal. O objetivo é prevenir e tratar a violência ocorrida no ambiente escolar e em seu entorno. Na manhã de sábado (25/4), estudantes, pais, professores e servidores da Escola Municipal Getúlio Vargas, situada no bairro Getúlio Vargas, em Pelotas, reuniram-se para celebrar o aniversário de 24 anos do educandário.

As comemorações foram conduzidas pela diretora da escola, Patrícia Reis, e prestigiadas pelo juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral, e pelas facilitadoras de Justiça Restaurativa que atuam na Escola há um ano, Marilaine Lascano Furtado Furmann e Selma Mazza, que abriram as atividades com palestra sobre a construção da paz na comunidade.

Desde a instalação do Núcleo de Justiça Restaurativa na Escola, no início de 2014, a comunidade escolar reúne-se em círculos restaurativos semanalmente para tratar de temas como respeito ao próximo, direitos e deveres, perdão, entendimento e construção da paz. Os trabalhos sendo conduzidos pelas facilitadoras de Justiça Restaurativa Marilaine Lascano Furtado Furmann e Selma Mazza e supervisionados pelo juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc), Marcelo Malizia Cabral.

Novo modelo – De acordo com Malizia, “neste novo modelo de gestão de conflitos, Justiça e Escola, de mãos dadas entre si e também com estudantes, professores, servidores e comunidade desenvolvem ações para prevenir e tratar a violência presente no ambiente escolar e em seu entorno, resgatando, por meio do diálogo, da empatia e da autorresponsabilização, princípios éticos e morais necessários ao convívio social harmônico, com a utilização de ferramentas da Justiça Restaurativa”.

Para a Orientadora Educacional da Escola Municipal Getúlio Vargas, Liciani Scaglioni, o trabalho da Justiça Restaurativa e os círculos restaurativos estão desenvolvendo um ambiente mais pacífico na escola, trabalhando valores e fortalecendo vínculos. O Cejusc da Comarca de Pelotas conta com 25 facilitadores justiça restaurativa capacitados pelo TJRS em curso ministrado pela Escola Superior da Magistratura, sob a responsabilidade de Kay Pranis, americana, líder internacional em Justiça Restaurativa.

 

Fonte: TJRS