Projeto do Tribunal do Trabalho de Minas Gerais ganha prêmio Innovare

Você está visualizando atualmente Projeto do Tribunal do Trabalho de Minas Gerais ganha prêmio Innovare
Compartilhe

Idealizador da ferramenta Processo Coletivo Eletrônico, o desembargador Vicente de Paula Maciel Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3), foi o vencedor do Prêmio Innovare 2021, na categoria Juiz. O recurso é resultado de mais de 20 anos de trabalho do magistrado em parceria com a PUC-Minas e com outros juristas.

Segundo o desembargador, foi criado um ambiente digital seguro para gestão participativa de pessoas interessadas em uma demanda coletiva. “Quebrando o paradigma que vem sendo implantado de uma dominação digital por inteligência artificial, o projeto devolve o protagonismo da criação do processo e sua condução ao homem, que evidentemente usa a tecnologia como aliada, mas não se faz substituir por ela”.

O Processo Coletivo Eletrônico permite a participação popular de forma ordenada, com a exposição de uma posição favorável, uma contrária e uma intermediária ao assunto, inclusive com outros argumentos que são apresentados em favor de cada uma dessas posições. Por ser uma plataforma eletrônica, a prática permite, inclusive, a anexação de provas para visualização e análise de todos os envolvidos.

Instituído em 2004, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Fazem parte da comissão julgadora, ministros do STF, STJ, TST, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do nosso Poder Judiciário.

Fonte: TRT3

Macrodesafio - Agilidade e produtividade na prestação jurisdicional