Projeto de incentivo à leitura para adolescentes é lançado pelo Tribunal de Roraima

Você está visualizando atualmente Projeto de incentivo à leitura para adolescentes é lançado pelo Tribunal de Roraima
Foto: TJRR
Compartilhe

Fomentar o acesso à leitura aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Roraima é um dos objetivos do projeto piloto “Leitura Abre Portas: porque ler te faz livre”, lançado na quinta-feira, 27/4, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário durante a programação de aniversário de 32 anos do Tribunal de Justiça de Roraima.

A ação é uma parceria entre o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), a Coordenadoria da Infância de Juventude (CIJ) e a Biblioteca, ambas unidades do Tribunal de Justiça de Roraima, juntamente com Centro SocioEducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE).

O presidente do Poder Judiciário roraimense, desembargador Jésus Nascimento, ressaltou a importância da iniciativa para a mudança de vida dos adolescentes e a reinserção na sociedade.

“O Poder Judiciário está fazendo  a sua parte com essa função social. O projeto tem o objetivo de mostrar para os do CSE a importância da leitura e do estudo para a vida deles”.

Para que o projeto possa ser realizado com os adolescentes, o Poder Judiciário de Roraima irá disponibilizar inicialmente um acervo com cerca de 50 livros de literatura infantojuvenil e gibis que será ampliado e atualizado periodicamente, para que as obras possam ser trabalhadas pelos professores, com atividades de estímulo do senso crítico, juntamente com os adolescentes, e um notebook para o desenvolvimento das atividades dos profissionais que atuam no segmento.

O Supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha, destacou o papel do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário para o êxito do projeto.

“Nós podemos ajudar fomentando esse projeto, arrecadando livros, fazendo com que esses adolescentes se interessem pela leitura.  Falando que aquele momento queestão passando é passageiro e eles podem seguir na vida sendo vitoriosos. É isso que o GMF quer e irá fazer”.

A idealização do projeto prevê também a realização de campanhas de doação de livros com critérios definidos, de eventos culturais visando o incentivo a leitura e a organização de workshops, oficinas, laboratórios e cursos que auxiliem na construção de habilidades que contribuam para o desenvolvimento profissional.

Segundo a bibliotecária do TJRR, Madrice Cunha, o projeto irá estimular o raciocínio, aprimorar a capacidade interpretativa e proporcionar um enriquecimento cultural, o acesso e estímulo à leitura é essencial para ampliação das condições de convívio social e de interação.

A Bibliotecária Maryluci Melo comentou que o projeto foi pensado para acolher os adolescentes por meio da leitura.

“A filosofia do projeto é que por meio da leitura é possível mudar os pensamentos e as intenções, considerando que as intenções devem ser sempre alinhadas com as ações, corroborar para que eles possam por meio da leitura ter nova atitude diante da vida”.

O Gerente da Unidade de Internação do CSE, Genildo Pedro da Silva, o projeto irá auxiliar tanto na educação dos adolescentes, na busca por conhecimento, quanto no convívio social e na manutenção da saúde mental dos mesmos.

A ideia é de que o projeto alcance, futuramente, todo o público que cumpre medidas socioeducativas no estado de Roraima, com implantação em cada unidade prisional.

Estiveram presentes na solenidade ainda o diretor da Escola do Poder Judiciário (EJURR) e coordenador do Centro de Cultura e Memória, desembargador Cristóvão Suter, o juiz Marcelo Lima de Oliveira, coordenador da Infância e Juventude (CIJ) do TJRR e presidente da Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr), o  juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Vera e a secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares de Souza.

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais