Programa Moradia Legal já entregou títulos a mais de 20 mil famílias pernambucanas

Você está visualizando atualmente Programa Moradia Legal já entregou títulos a mais de 20 mil famílias pernambucanas
Presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueirêdo, na entrega de título - Foto: Ivaldo Regis/Inova Propaganda
Compartilhe

Alegria e segurança foram os sentimentos que mais expressaram o momento vivido por moradores do município de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, ao receberem o título de propriedade das casas onde residem, na grande maioria dos casos, há décadas. Na segunda-feira (22/1), o Programa Moradia Legal Pernambuco chegou à marca de 20 mil títulos entregues gratuitamente em todo o estado, sendo São Lourenço o município que mais regularizou imóveis, ultrapassando três mil entregas. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Pereirão, com a participação de moradoras e moradores e de seus familiares.

“Eu estou me sentindo feliz porque agora a casa é minha. Faz 24 anos que moro lá e agora posso dizer que a casa é minha. Estou feliz, chegou na hora certa, o coração tá acelerado”, declarou a dona de casa Lindalva Carneiro da Silva, escolhida para receber o título de propriedade em representação às demais pessoas beneficiadas.

Morando no imóvel há 33 anos, Silvana Gleice trouxe a filha e os netos para compartilharem o momento. “Esse documento dá uma segurança a mais pra gente, eu estou muito feliz. Construí toda a minha vida nessa casa e criei meus filhos”. Sentimento expressado também por Severina Barbosa Santana. “Pra mim vai ser muito bom porque eu tinha a posse e agora vou ter a escritura da minha casa. Graças a Deus me sinto muito segura que agora posso provar que a casa é minha”, comemorou a dona de casa que mora há mais de 30 anos no local.

Os beneficiários receberam, de forma gratuita, o título de propriedade do imóvel, a certidão de matrícula e a certidão negativa de débitos imobiliários. “Há muito tempo aqui em São Lourenço a gente não via nenhuma autoridade fazer um trabalho como esse. Pegar a população mais carente e dar o documento de uma casa que, se for regularizar no cartório, custa um valor muito alto e muitos não têm condições de fazer”, afirmou o balconista José Gomes dos Santos que recebeu a documentação da casa onde mora há 20 anos.

Na solenidade de entrega, diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar o momento. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Luiz Carlos Figueirêdo, falou sobre a importância de se garantir o direito à moradia para toda a população. “É um caminho traçado de uma grande conquista. Não de um mero título de posse, mas um título de propriedade. É isso que vocês estão levando para casa, o direito de ser donas e donos do imóvel que ocupam. Para vocês e para suas famílias. É isso que nós precisamos fazer, mobilizar a todos, porque enquanto não tivermos um país menos desigual, nunca poderemos ser um país feliz. A felicidade vem exatamente da geração de oportunidades para todos e, nesse momento, isso é a prova viva de que é possível fazer”, afirmou o magistrado.

O desembargador elogiou ainda os números alcançados por São Lourenço da Mata em títulos de propriedade concedidos, o que o coloca como o primeiro do estado entre os 168 municípios que participam do programa. Desde a adesão ao programa Moradia Legal, foram concedidos mais de 3 mil títulos de propriedade aos moradores do local, correspondendo a cerca de 15% dos títulos entregues em todo o estado. “Isso é um show de dedicação e competência do prefeito e de sua equipe. Ele está de parabéns e todos os profissionais do Reurb que trabalham à frente da iniciativa. É um exemplo que se está dando aos demais municípios do estado de Pernambuco”, enfatizou.

Em seu discurso, o prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca, falou da alegria em poder beneficiar a população. “Esse Programa deve chegar a todos os bairros e isso é muito animador. Esse momento serve pra gente entender que a política existe para proporcionar momentos de felicidade e você sentir que a sua cidade está progredindo. Quando você entrega um documento desse na mão e olha no olho da pessoa é um momento de felicidade, é quando a gente pode compreender que a prefeitura vem cumprindo plenamente o seu papel”, destacou o chefe do Executivo municipal.

Representando a Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg) e a Associação dos Registradores de Imóveis de Pernambuco (Aripe), o oficial de cartórios Luiz Antônio Ferreira Pacheco destacou o registro de grande parte dos imóveis em nome das mulheres chefes de família. “Temos em média 70% dos títulos outorgados às mulheres. São chefes de famílias que respondem pelo sustento, administração e coordenação familiar. Na verdade, essas mulheres são os esteios da família brasileira e desta cidade”, salientou.
Ele aproveitou a oportunidade para parabenizar a Coordenadoria da Mulher do TJPE, na pessoa da desembargadora Daisy Andrade, pelo trabalho realizado de prevenção e conscientização na luta pelo fim da violência contra a mulher. Durante a solenidade, foi distribuído material de divulgação da campanha “Sem Violência a Moradia se torna Legal”.

Moradia Legal Pernambuco

A iniciativa conta com a parceria de prefeituras, cartórios e diversas instituições, a exemplo da Universidade Federal (UFPE), da Associação de Registradores de Imóveis (Aripe), da Associação de Notários e Registradores (Anoreg/PE), da Associação Municipalista (Amupe) e de órgãos ligados aos governos Estadual e Federal. Pelo Judiciário, o Moradia Legal Pernambuco conta com atuação direta das equipes da Presidência, da Corregedoria e da Comunicação do TJPE, além do apoio da Escola Judicial (Esmape), da Coordenadoria da Mulher e de unidades administrativas e judiciárias.

O programa tem atuação em três segmentos: regularização fundiária urbana em área de interesse social, regularização fundiária rural e redução de processos de usucapião. O programa também apoia iniciativas relacionadas à pacificação de conflitos fundiários. Em 2023, recebeu Menção Honrosa da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante a primeira edição do Prêmio Solo Seguro.

Fonte: TJPE

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais