PR: Núcleo de Governança, Riscos e Compliance aborda Código de Ética e Conduta

Você está visualizando atualmente PR: Núcleo de Governança, Riscos e Compliance aborda Código de Ética e Conduta
Evento esclareceu os princípios éticos e as regras que devem orientar a conduta de colaboradoras e colaboradores do tribunal. Foto: TJPR
Compartilhe

O Núcleo de Governança, Riscos e Compliance do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) promoveu, na sexta-feira (25/3), palestra com base nos princípios, normas de condutas, deveres e vedações contidos no Código de Ética e Conduta do Tribunal de Justiça. O evento foi realizado na sede “Barracão”, na Rua Flavio Dallegrave, bairro Boa Vista, em Curitiba. Mais de 50 colaboradoras e colaboradores participaram.

A apresentação foi aberta pelo coordenador do Núcleo, Thiago Martini Ribeiro Pinto. Em seguida, o assessor técnico do Núcleo e membro da Comissão de Ética e de Conduta José Henrique Cesário Pereira proferiu uma palestra sobre gerenciamento, descarte e cuidados com os bens públicos, a fim de evitar o uso antiético do patrimônio público. O objetivo era conscientizar as servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, empregadas e empregados terceirizados que trabalham na unidade “Barracão” sobre o tema.

Código de Ética

Instituído pelo Decreto Judiciário n. 523/2021, o Código de Ética e Conduta do Poder Judiciário do Estado do Paraná traz princípios, direitos, deveres e regras de condutas éticas a serem seguidos. Alguns dos princípios a serem observados pelas pessoas subordinadas ao documento são a supremacia do interesse público, a responsabilidade socioambiental e a economicidade na utilização dos recursos públicos; bem como a integridade, a honestidade, o decoro e a boa-fé.

O Decreto lista direitos relacionados ao tema como ter conhecimento das políticas institucionais de prevenção e combate ao assédio moral e/ou sexual, de promoção da igualdade e de respeito à diversidade; e trabalhar em ambiente saudável, que preserve a integridade física, moral e psicológica, com acesso às instalações físicas seguras, salubres, acessíveis e adequadas às atividades laborais.

O documento indica, ainda, condutas éticas de caráter geral e algumas destinadas especificamente a gestoras e gestores, bem como condutas vedadas. Além disso, institui e define as atribuições e a composição da Comissão de Ética e de Conduta do tribunal.

Fonte: TJPR

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária