Por economia, tribunal reduz consumo de água, telefonia e correios

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O Macrodesafio 9 do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para 2015 propôs reduzir o consumo de água, energia, telefonia e correios em, no mínimo, 10%. O tribunal conseguiu baixar o gasto de água em 14,73%; de telefonia, em 4,54%; e, de correspondência, em 9,18%. Por outro lado, a corte mineira teve leve alta no consumo de energia elétrica de 4,46%. Em 2014, foram consumidos 343.199m³ e, em 2015, 292.650m³, o que representou uma economia de 14,73%. As medidas para economia e uso racional da água visaram contribuir para o meio ambiente e reduzir os gastos financeiros.

Além da campanha de conscientização desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep) adotou o controle mensal do consumo de água nas edificações. Outras ações que contribuíram para economizar além da meta foram a padronização da compra de equipamentos hidráulicos economizadores de água, tanto na reposição de componentes, quanto em reformas, expansão de prédios e novas edificações.

A Dengep também investiu na manutenção hidráulica preventiva e corretiva (verificação periódica de trincas em alvenarias, de vazamentos em boias de água, em ramais de água do hidrômetro até a caixa, em válvulas de descarga, torneiras e registros). Foi desenvolvido projeto piloto que trocou 200 torneiras convencionais por versões automáticas em banheiros de sete comarcas.

Energia elétrica – Além do aumento das tarifas de energia elétrica em 2015, houve um aumento de 4,46% no consumo devido à inauguração de novos prédios, maiores e mais equipados que os antigos, uma vez que foram construídos para comportar a expansão da demanda de processos no Judiciário e a implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe). A Dengep acompanha mensalmente o consumo de energia por comarca e edificação, monitorando discrepâncias para identificar a causa. Se o aumento da conta de luz não está relacionado às concessionárias, as ações nas comarcas envolvem substituir lâmpadas, luminárias e equipamentos de ar condicionado defeituosos ou obsoletos por modelos mais eficientes.

Telefonia – Quanto à telefonia, o TJMG expandiu o sistema voice over internet protocol (VoIP) na Unidade Afonso Pena e na Unidade Previminas na capital. O VoIP permite aos usuários fazer ligações telefônicas por meio da internet, o que gera economia financeira. Além disso, quando a Gerência de Manutenção, Instalações Prediais e Controle do Patrimônio Imobiliário (Gemap) identifica discrepâncias nas faturas, envia relatórios às comarcas para que elas possam tomar providências para melhor uso das ligações.

Outra ação é a emissão de senhas individuais para coibir o uso indiscriminado do telefone. A Gemap sugere aumentar a comunicação via e-mail e reduzir a duração das ligações, sobretudo as interurbanas e feitas com celulares.

Fonte: TJMG