Portuguese PT English EN Spanish ES
Pesquisas eleitorais já registradas em 2022 podem ser acessadas pela internet
Pesquisas eleitorais já registradas em 2022 podem ser acessadas pela internet
Arte: TSE

As pesquisas de opinião sobre as Eleições 2022 e eventuais candidaturas ao pleito podem ser consultadas por qualquer cidadão na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). Entre as informações disponíveis estão o número de registro, o período em que foi realizado o estudo, o nome da entidade que fez a pesquisa e quem a contratou, se for o caso. Também é possível verificar qual é a margem de erro, o nível de confiança e a quantidade de entrevistas realizadas no levantamento dos dados.

Além de contribuir para tornar o processo eleitoral mais transparente, a medida torna-se especialmente útil para que os eleitores não sejam vítimas de fake news, uma vez que poderão conferir a veracidade do que é divulgado nas redes sociais, por exemplo.

Passo a passo

Ao acessar o PesqEle, na primeira tela, é necessário preencher o campo “Eleições”, selecionando “Eleições Gerais 2022”. Em UF, indique o estado ou se prefere a opção “Brasil”. É possível refinar a busca adicionando mais elementos. Em seguida, clique em “Pesquisar”. Na segunda tela, serão exibidos os resultados. Clique em cada um para ter acesso ao conteúdo.

Para uma análise mais específica, no ícone de lupa à direita de cada registro, estão disponíveis detalhes sobre a pesquisa, como a empresa que a realizou, estatísticas sobre o público entrevistado e a metodologia utilizada. Ao final da página, a pessoa pode baixar o questionário completo em PDF e dados relativos aos municípios e bairros abrangidos.

Divulgação

A divulgação do resultado, da metodologia utilizada e de outras informações sobre pesquisa é de total responsabilidade da empresa que a realiza. De acordo com a Resolução TSE n. 23.676/2021, “a Justiça Eleitoral não realiza qualquer controle prévio sobre o resultado das pesquisas, tampouco gerencia ou cuida de sua divulgação”. A norma esclarece ainda que o registro de pesquisas eleitorais não implica obrigatoriedade da divulgação dos resultados.

Fonte: TSE

A
Fechar Menu