Paz em Casa: Recanto das Emas (DF) recebe I Círculo de Diálogo para Mulheres

Você está visualizando atualmente Paz em Casa: Recanto das Emas (DF) recebe I Círculo de Diálogo para Mulheres
Semana Justiça pela Paz em Casa - TJDFT
Compartilhe

O Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recanto das Emas realiza nesta sexta-feira, 25/11, às 15h, o I Círculo de Diálogo para Mulheres – Paz em Casa. A ação acontece no Fórum Desembargador Valtênio Mendes Cardoso e integra a programação da XXII Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.

A iniciativa consiste numa roda de conversa com a presença da juíza Cristiana Torres Gonzaga, titular do JVDFCM do Recanto das Emas, servidoras e servidores do Juizado e mulheres da comunidade. O objetivo da proposta é criar conexão entre mulheres que vivem na região administrativa para fortalecer o sentimento de pertencimento e abrir espaço para reflexão sobre projeções, valores e leis.

A magistrada explica que o Círculo de Diálogo é um espaço horizontal e protegido, no qual o silêncio, a fala e a escuta são ordenados e amplamente respeitados. “A ideia é trazer nossa experiência e ouvir as mulheres, como numa troca de vivências mesmo”, adianta. “Pensar o que é a violência doméstica contra as mulheres, identificar as violências que acontecem em volta de mim. Trazer mais clareza do que é violência e do que é ser vítima, com foco na rotina diária da casa e das relações mais íntimas”, informa a juíza.

A ação conta, ainda, com o apoio e a adesão da ONG Proeza, que desenvolve no Recanto das Emas trabalho de empreendedorismo e capacitação de mulheres para o mercado de trabalho. “Primeiro, queremos apresentar às mulheres o que é violência e possíveis situações em que elas podem estar sendo vítimas, mesmo sem saber. A partir daí, iniciar esse diálogo sobre empoderamento, em que caminhos para sair do ciclo da violência sejam identificados”, detalha Cristiana Gonzaga.

Dessa maneira, de acordo com a juíza, o Círculo busca aproximar mulheres – vítimas ou não de violência – do Judiciário, para que elas se sintam seguras em procurar ajuda e denunciar. Compareça e participe.

Paz em Casa

O Programa Justiça pela Paz em Casa é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais. O objetivo é ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) e concentrar esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.O programa também promove ações interdisciplinares com intuito de dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a violenta realidade vivenciada pelas mulheres do país. O TJDFT lembra que o enfrentamento à violência doméstica é uma luta de toda a sociedade e pode começar por você.

Ao menor sinal de violência, denuncie! Ligue 180, 190 ou 197 – opção 3.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais