Justiça Federal do Rio e ES mostra empenho na Semana da Conciliação

Você está visualizando atualmente Justiça Federal do Rio e ES mostra empenho na Semana da Conciliação
Compartilhe

Durante a Semana Nacional de Conciliação deste ano, a Justiça Federal da 2ª Região, que tem jurisdição nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, levou 1,3 mil processos judiciais para negociação. A mobilização promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ocorreu em todo o Brasil no período de 21 a 25 de novembro. 

No Rio de Janeiro, cerca de 950 audiências foram realizadas incluindo negociações com a Caixa Econômica Federal (CEF), o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Empresa Gestora de Ativos (Emgea).

Já no Espírito Santo, o mutirão de audiências envolveu a Caixa Econômica Federal, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), a Universidade Federal do estado (Ufes), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e os conselhos regionais de Corretores de Imóveis (Creci), Contadores (CRC) e Engenharia e Agronomia (Crea). Os processos são oriundos das varas federais cíveis, de Execução Fiscal,  do Juizado Especial Federal e da Vara Federal de Serra, na região metropolitana de Vitória.

Conciliação e Cidadania – Durante a Semana Nacional de Conciliação, o Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal (CAIJF) da 2ª Região promoveu uma série de palestras gratuitas e abertas ao público, envolvendo conciliação e cidadania. Foram abordados temas como “A Justiça Federal e a Seção Judiciária do Rio de Janeiro”; “O acesso aos direitos na Justiça Federal: o Primeiro Atendimento dos Juizados Especiais Federais”; “Superendividamento e empréstimos consignados de servidores públicos e aposentados”; “Os direitos previdenciários e a Caixa Econômica Federal”.

Fonte: TRF2