Oitava Ação da Casa da Justiça e Cidadania realiza 1.200 atendimentos

Você está visualizando atualmente Oitava Ação da Casa da Justiça e Cidadania realiza 1.200 atendimentos
Crédito: Assis Lima/TJPE
Compartilhe

A Ação da Casa da Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realizou 1.200 atendimentos em sua oitava edição, no período de 7 a 11 de novembro. A iniciativa atendeu os moradores da comunidade do Coque, que abrange os bairros de São José e Ilha Joana Bezerra. A atividade ofereceu serviços gratuitos na área de saúde e na emissão de documentos na unidade localizada na rua Cabo Eutrópio, na Ilha Joana Bezerra.

Os participantes puderam fazer exames como mamografia, preventivo (Papanicolau e teste rápido para sífilis e HIV), além de aferir a pressão arterial e medir a glicose. Também receberam atendimento de profissionais de nutrição, clínica geral, odontologia, oftalmologia, dermatologia, pediatria e contaram com um serviço de expedição de carteira de identidade.

Segundo a chefe do Núcleo de Apoio e Desenvolvimento da Casa da Justiça e Cidadania, Djanira Carneiro da Cunha, o evento superou a expectativa inicial que era de 900 atendimentos. “A iniciativa foi um sucesso. Cumprimos nosso objetivo que é oferecer serviços de cidadania a um maior número possível de pessoas. Fico feliz porque é uma população muito carente, que muitas vezes não tem acesso a esse tipo de atendimento”, afirmou.

Para o coordenador geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos das Centrais de Conciliação, Mediação e Arbitragem do TJPE, desembargador Erik Simões, a inciativa é uma oportunidade relevante de aproximação do Poder Judiciário com a população. “É muito importante oferecer esse tipo de serviço nas próprias comunidades. Isso evita a necessidade de deslocamento da sociedade na busca de atendimentos básicos de cidadania. Quero agradecer a todas as instituições que foram parceiras do Tribunal nesta iniciativa”, afirmou.

Parceiros – A 8ª Ação da Casa da Justiça contou com o apoio da Fundação Altino Ventura (FAV), das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen), do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo (Acessuas Trabalho), da Aeronáutica, do Serviço Social da Indústria de Pernambuco, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e da Secretaria de Defesa Social (SDS).

Atuação – Prevista no art. 15 da Resolução 222/2007 do TJPE, a Casa de Justiça e Cidadania é uma unidade multifuncional que visa promover ações voltadas à efetiva participação do cidadão e da comunidade na solução de seus problemas, além de aproximar o Poder Judiciário da sociedade. O Núcleo de Apoio e Desenvolvimento das Casas da Justiça e Cidadania é vinculado à Coordenadoria Geral do Sistema de Resolução Consensual e Arbitral de Conflitos.

Fonte: TJPE