Núcleo de conciliação busca parcerias com universidades em Tocantins

Você está visualizando atualmente Núcleo de conciliação busca parcerias com universidades em Tocantins
Compartilhe

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, juíza Umbelina Lopes Pereira, encontrou-se na terça-feira (15/3) com representantes de universidades de Palmas e Gurupi para apresentação de proposta de convênio para criação de núcleos do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) nas universidades de Tocantins. A parceria visa fomentar a formação de conciliadores e mediadores nas instituições, além de ofertar vagas para estagiários e conciliadores voluntários.

Segundo a magistrada, os possíveis convênios integram uma política judiciária de tratamento adequado de conflitos e contempla os objetivos traçados na Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na Lei da Mediação e no novo Código de Processo Civil. As parcerias em estudo poderão ser firmadas, de início, com os núcleos de Direito da Faculdade Católica do Tocantins, em Palmas, e a Fundação Unirg, em Gurupi. 

A intenção é que o Judiciário contribua com a formação acadêmica dos alunos e as universidades sejam capazes de cooperar com o trabalho do TJTO com a promoção de audiências itinerantes na comarca e a mediação sistêmica.

Fonte: TJTO