Portuguese PT English EN Spanish ES
Novo painel monitora indicadores do PLS do Judiciário paraense
Novo painel monitora indicadores do PLS do Judiciário paraense
Foto: Ricardo Lima/TJPA
Compartilhe

O novo Painel de Monitoramento de Indicadores do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) foi apresentado no dia 12 de maio, durante a Reunião de Avaliação da Estratégia. Coordenado pela presidente do Tribunal, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, o encontro reuniu gestores, gestoras, servidores e servidoras para apresentar o andamento das ações sustentáveis.

A reformulação do painel reúne dados em periodicidade mensal e anual. Nele, é possível acompanhar o histórico de consumo em quantidades e gastos nos diversos indicadores que compõem o plano, como, Papel, Copos Descartáveis, Água Envasada, Impressão, Telefonia, Energia Elétrica, Água e Esgoto, Resíduos, Combustível, Qualidade de Vida, Capacitação em Sustentabilidade, Apoio ao Serviço Administrativo, Reforma e Construção, Vigilância, Limpeza, Veículos e Aquisições e Contratações.

O diretor de Planejamento, Gestão e Estatística do TJPA, Fábio Djan Lima, destacou a missão do Judiciário paraense, que atua para realização da Justiça por meio da efetiva prestação jurisdicional. E lembrou a visão do TJPA, que demonstra onde quer chegar, com o fato de ser reconhecido como instituição acessível, confiável, célere e efetiva.

A analista judiciária Gabriella Vieira explicou que a nova versão do painel aprimora o monitoramento, com a criação de fluxo de trabalho onde a informação inserida no sistema é atualizada automaticamente. O PLS do TJPA para o período 2021 a 2026 define objetivos e responsabilidades, ações, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação dos resultados, que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, buscando melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.

Entre os objetivos específicos do plano, estão o fomento a ações que estimulem o uso sustentável de recursos naturais e bens públicos, a fim de promover o consumo consciente, reduzindo o desperdício, com destaque à gestão sustentável de documentos e materiais. A revisão e o aprimoramento dos processos de compras e contratações, com vistas ao desenvolvimento de especificações para a aquisição de bens, serviços e projetos, de forma a reduzir impactos à saúde humana e ao meio ambiente é outro objetivo a ser atingido com o PLS.

O PLS busca também ampliar as melhorias na infraestrutura e nas instalações do TJPA, com o objetivo de aumentar o aproveitamento dos recursos naturais e bens públicos, além de promover ações de sensibilização e capacitação ao quadro de pessoal e auxiliar de outros interessados. A redução do impacto negativo das atividades do órgão, por meio da adequada gestão dos resíduos gerados é outra meta a ser alcançada com o plano, que busca ainda promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho de forma contínua e promover comunicação institucional sobre as medidas socioambientais adotadas.

O Plano ainda estimula a promoção de contratações sustentáveis; promove a equidade, a diversidade e a inclusão social; fomenta o controle de emissão de dióxido de carbono no âmbito do TJPA; e amplia as parcerias com instituições responsáveis pela adequada gestão da coleta e tratamento de resíduos sólidos, além da inclusão socioeconômica dos catadores de resíduos.

Fonte: TJPA

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade

A
Fechar Menu