No Acre, tribunais firmam parceria para implantar Cejuc em municípios de difícil acesso

Você está visualizando atualmente No Acre, tribunais firmam parceria para implantar Cejuc em municípios de difícil acesso
Em visita institucional ao Tribunal de Justiça do Estado do Acre, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região destacou a importância da cooperação para o acesso à justiça pela população - Foto: Ascom TJAC
Compartilhe

O presidente e corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC), desembargador Osmar J. Barneze, formalizou no início desta semana um Termo de Cooperação com o Poder Judiciário do Estado do Acre para a implantação do Centro de Justiça e Cidadania (Cejuc) nos municípios acreanos de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa do Purus e Jordão. O ato ocorreu durante visita à presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari.

O Cejuc vai ampliar à população a oferta dos serviços e o acesso digital à Justiça do Trabalho. Com isso, o cidadão poderá, por exemplo, realizar a consulta de processos judiciais, bem como receber atendimento remoto por meio do Balcão Virtual para orientação processual trabalhista. A cooperação abrange também serviços de outros órgãos parceiros, como o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

“Essa importante parceria busca resguardar, principalmente, os excluídos digitais, os quais não possuem meios de acesso à internet nos locais onde a JT não possui sede. Assim, atendemos a Recomendação CNJ n. 130/2022 e levamos a essas pessoas mais cidadania e acesso aos seus direitos, contribuindo para a inclusão social”, ressaltou Barneze.

Augusto Carigé acrescentou que a cooperação vai ainda contribuir para a economia de recursos públicos, haja vista que a Justiça do Trabalho antes realizava ações itinerantes para registrar reclamações trabalhistas e realizar audiências nas localidades. “O acesso a esses municípios é somente via fluvial ou aérea, com custos operacionais e de pessoal. Com o Cejuc, essa presença da Justiça do Trabalho será permanente e efetiva, tendo como aliado os meios tecnológicos”, afirmou.

Na oportunidade, a presidente do TJAC apresentou algumas das ações do judiciário acreano previstas ainda para este ano e, entre outros assuntos, sobre a possibilidade de desenvolvimento de novos projetos em prol da sociedade.

O TRT da 14ª Região e o TJAC são ainda parceiros em outro projeto de acesso à justiça, o Ponto de Inclusão Digital (PIDJus), cuja instalação deve ocorrer ainda este mês no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. A iniciativa também conta com a participação do DPE-AC, TRE-AC, MPAC e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE).

Fonte: TRT14

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária