Ministro Joaquim Barbosa profere palestra sobre processo eletrônico em SP

  • Categoria do post:Notícias CNJ
Você está visualizando atualmente Ministro Joaquim Barbosa profere palestra sobre processo eletrônico em SP
Compartilhe

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, profere palestra sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe) nesta segunda-feira (9/12), às 11 horas, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). O sistema, desenvolvido pelo CNJ em parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais, é uma solução tecnológica que passa a tramitação de processos do meio físico para o virtual.

A palestra será transmitida pelo site do TJSP (www.tjsp.jus.br). O ministro será recebido pelo presidente eleito para o biênio 2014/2015, desembargador José Renato Nalini. A conselheira do CNJ Deborah Ciocci também acompanhará a visita à Corte paulista.  

O PJe já é utilizado em mais de 850 varas do País. Atualmente, todos os 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) utilizam a ferramenta, além do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e dos Tribunais de Justiça de Pernambuco, da Paraíba, do Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, do Maranhão, de Minas Gerais e de Roraima.

No VII Encontro Nacional do Judiciário, realizado em novembro, o presidente do CNJ conclamou os presidentes de todos os tribunais a adotarem o PJe. A ferramenta é mais econômica, pois o código fonte é da União, além de moderna, eficiente e capaz de fazer frente à demanda processual de toda a Justiça. Segundo o ministro Joaquim Barbosa, o PJe é a saída para se lidar com o excesso de processos que tramitam na Justiça: 92 milhões, segundo as estatísticas de 2012, do Relatório Justiça em Números.
 
Serviço:

Palestra Processo Judicial Eletrônico
Dia: 9/12
Horário: 11h
Local: Palácio da Justiça, Praça da Sé, s/n., 5º andar, São Paulo/SP
 
Agência CNJ de Notícias