O programa Link CNJ desta semana discute a importância da preservação da memória institucional do Poder Judiciário brasileiro. Em alusão ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado no próximo dia 10 de maio, a edição aborda como arquivos, bibliotecas e museus do Judiciário cumprem papel essencial na preservação da história nacional, na afirmação dos direitos humanos e na proteção da ordem democrática. O episódio antecipa os debates do V Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam), que será realizado de 6 a 9 de maio, em Goiânia, e trará como tema Memória, Cultura e Diversidade.
A edição mostra iniciativas marcantes dos tribunais brasileiros em defesa do patrimônio documental da Justiça. Entre elas, está o projeto do Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região, no Rio Grande do Sul, que vem recuperando parte de seu acervo histórico após as enchentes de 2024.
O programa traz entrevista com o conselheiro Alexandre Teixeira, presidente da Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário. No painel de debates, participam o juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo Carlos Böttcher e a juíza do trabalho Anita Job Lübbe, representante do Tribunal Regional do Trabalho da 4.ª Região. Todos são integrantes do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) e comentam os avanços e os desafios do setor.
A exibição é feita pelo canal do CNJ no YouTube. O Link CNJ é uma produção da Secretaria de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça.
TV Justiça
Toda semana, o Link CNJ aborda temas de relevância para a sociedade e para o Poder Judiciário, incluindo as decisões mais recentes do CNJ e de tribunais de todo o país. O programa também apresenta o quadro Uma História, que retrata a vivência de magistrados brasileiros em decisões e julgamentos marcantes. No episódio desta semana, o juiz do Tribunal de Justiça do Pará Vanderley de Oliveira Silva conta a história de um ex-socioeducando que passou em um concurso público e atualmente é oficial de justiça.
O Link CNJ é retransmitido na TV Justiça às terças-feiras (2h30), quintas-feiras (19h30), sábados (18h30) e domingos (7h). Na Rádio Justiça, o programa vai ao ar nas noites de quinta-feira, às 21h30, na FM 104.7 MHz, em Brasília, e via satélite. Todos os episódios estão disponíveis no canal do CNJ no YouTube.
Assista ao programa pelo canal do CNJ no YouTube:
Texto: Henrique Valente
Supervisão: Geysa Bigonha
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias