Mais de 213 mil usuários já acessam serviços do Poder Judiciário via Jus.br

Você está visualizando atualmente Mais de 213 mil usuários já acessam serviços do Poder Judiciário via Jus.br
Compartilhe

O Jus.br, portal que unifica os serviços do Poder Judiciário, já foi acessado por mais de 213 mil usuários. Desse total, 45% logaram no sistema com o perfil de advogado e 22%, com o de cidadão. O principal serviço buscado é a consulta processual unificada, que abrange mais de 1 milhão de processos que tramitam em todos os tribunais do país.

Desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, o portal Jus.br centraliza e integra sistemas judiciais de tribunais brasileiros, garantindo sua interoperabilidade e facilitando a comunicação entre os vários atores do Poder Judiciário. O objetivo é otimizar processos e promover transparência, além de garantir segurança, agilidade e eficiência na prestação jurisdicional.

Para o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenador do Programa Justiça 4.0, Dorotheo Barbosa Neto, o avanço contínuo do Jus.br é reflexo de um Judiciário comprometido com a inovação e com o acesso pleno à Justiça.

“Desde o lançamento do Jus.br, há cerca de 5 meses, temos visto um número cada vez maior de pessoas utilizando a plataforma, o que demonstra a eficácia do modelo unificado de prestação de serviços judiciais. Também vimos cada vez mais tribunais aderindo ao portal, com ampliação da oferta de serviços. Estamos avançando a cada dia rumo a uma Justiça mais acessível, tecnológica e eficiente para todas as pessoas”, diz.

O magistrado ressalta ainda que o portal oferece peticionamento intercorrente em mais de 40 tribunais, permitindo que advogados peticionem diretamente em processos em andamento.

Veja a lista de tribunais que oferecem peticionamento intercorrente no Jus.br:

Tribunais superiores: STF e STJ.
Tribunais de Justiça: TJAC, TJDFT, TJES, TJGO, TJMG, TJMS, TJMSP, TJMT, TJPA, TJPB, TJPE, TJPR, TJRN, TJRO e TJRR.
Tribunais Regionais Federais: TRF-1 e TRF-3.
Tribunais Regionais do Trabalho: TRT-1, TRT-3, TRT-4, TRT-5, TRT-6, TRT-7, TRT-8, TRT-9, TRT-10, TRT-11, TRT-12, TRT-13, TRT-14, TRT-15, TRT-16, TRT-17, TRT-18, TRT-19, TRT-20, TRT-21, TRT-22, TRT-23 e TRT-24.

Remessa de ofícios

Outra funcionalidade disponível no Jus.br é a remessa de ofícios, que contribui para padronizar e agilizar o envio desses documentos ao otimizar o fluxo de trabalho nos tribunais e eliminar o uso de múltiplos sistemas. Atualmente, o serviço está disponível para servidores do TJDFT, TJRO, TJGO, TJPE, TJMT e TJPR.

Programa Justiça 4.0

Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu objetivo é desenvolver e aprimorar soluções tecnológicas para tornar os serviços oferecidos pela Justiça brasileira mais eficientes, eficazes e acessíveis à população.

Texto: Danielle Pereira e Vanessa Beltrame
Edição: Ana Terra
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados